A maior plataforma de petróleo do Brasil, a Almirante Tamandaré (Búzios 7), iniciou suas operações neste sábado (15) no Campo de Búzios, a 180 km da costa do Rio de Janeiro. A unidade tem capacidade para processar até 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, explorando 15 poços interligados à plataforma.
O Campo de Búzios é um dos maiores reservatórios do pré-sal brasileiro, situado em águas ultraprofundas. A Petrobras espera que o campo se torne o maior produtor da companhia, com uma produção de 1,5 milhão de barris por dia, com previsão de alcançar 1 milhão de barris diários no segundo semestre de 2025.
A Almirante Tamandaré, afretada à SBM Offshore, destaca-se pela tecnologia de ponta e capacidade de descarbonização, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A unidade também conta com tecnologias que melhoram o aproveitamento de calor e reduzem a demanda de energia.
Além do início das operações, a Petrobras anunciou novas reservas de petróleo no Campo de Búzios. O avanço coincidiu com a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o funcionamento da plataforma, que integra um consórcio com a Petrobras, CNOOC e CNPC.