Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Geral Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 08:32 - A | A

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 08h:32 - A | A

Tragédia

Criança de 2 anos morre engasgada com fruta em Mato Grosso do Sul

Menina estava na varanda de sua casa brincando com seus irmãos, enquanto comia uma pitomba

Viviane Freitas
Capital News

 Uma menina de 2 anos faleceu no último sábado (16), em Jardim, a 238 quilômetros de Campo Grande, após se engasgar com uma fruta conhecida como pitomba ou água-pomba. A criança brincava na varanda de casa com seus irmãos enquanto consumia a fruta e, possivelmente, engasgou com o caroço, que tem cerca de 2,5 cm de diâmetro.

Os pais tentaram socorrer a menina ao perceberem o engasgo, mas, sem sucesso, contaram com a ajuda de um vizinho para levá-la ao Hospital Marechal Rondon. Apesar dos esforços da equipe médica, a criança não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia e liberado para o velório, que ocorreu neste domingo (17).

Especialistas alertam que engasgos em crianças até 3 anos são frequentes devido à falta de controle da mastigação e deglutição, já que ainda não possuem dentes molares para triturar alimentos sólidos. De acordo com o Ministério da Saúde, 94% dos casos de asfixia por engasgo acontecem em crianças menores de sete anos.

O Corpo de Bombeiros recomenda cuidados preventivos, como oferecer alimentos amassados ou picados para crianças pequenas e supervisionar refeições. Em casos de engasgo, a Manobra de Heimlich é indicada para ajudar na desobstrução das vias aéreas, mas o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente pelo número 193.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS