Uma menina de 2 anos faleceu no último sábado (16), em Jardim, a 238 quilômetros de Campo Grande, após se engasgar com uma fruta conhecida como pitomba ou água-pomba. A criança brincava na varanda de casa com seus irmãos enquanto consumia a fruta e, possivelmente, engasgou com o caroço, que tem cerca de 2,5 cm de diâmetro.
Os pais tentaram socorrer a menina ao perceberem o engasgo, mas, sem sucesso, contaram com a ajuda de um vizinho para levá-la ao Hospital Marechal Rondon. Apesar dos esforços da equipe médica, a criança não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia e liberado para o velório, que ocorreu neste domingo (17).
Especialistas alertam que engasgos em crianças até 3 anos são frequentes devido à falta de controle da mastigação e deglutição, já que ainda não possuem dentes molares para triturar alimentos sólidos. De acordo com o Ministério da Saúde, 94% dos casos de asfixia por engasgo acontecem em crianças menores de sete anos.
O Corpo de Bombeiros recomenda cuidados preventivos, como oferecer alimentos amassados ou picados para crianças pequenas e supervisionar refeições. Em casos de engasgo, a Manobra de Heimlich é indicada para ajudar na desobstrução das vias aéreas, mas o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente pelo número 193.