A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), promove, na próxima quinta-feira, dia 21, a primeira edição do ESG Talk. O evento terá duas palestras sobre a agenda ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança), e que permeia as estratégias corporativa e auxilia as empresas na criação de valor, reputação e até mesmo na gestão de toda a cadeia. O encontro será aberto ao público em geral com inscrições de graça. O público-alvo são as empresas associadas aos sindicatos do setor industrial.
As apresentações serão das 8 horas às 11 horas no auditório da Faculdade Senai de Construção. Durante o evento serão citados os cases nacionais e locais de empresas que já implantaram o ESG e como ocorreu o processo.
A Agenda ESG envolve padrões e práticas para se analisar se a empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Segundo a assessora do núcleo de ESG e Sustentabilidade da Fiems, Cláudia Borges, a ideia é desmistificar esse novo conceito e mostrar que empresas de portes variados podem adotar boas práticas.
“Às vezes, as pequenas indústrias acreditam que não é uma iniciativa para elas, que é algo que não faz sentido, que isso é uma agenda apenas para as grandes empresas. E neste evento, a gente vai tratar que é uma agenda para todos, como pode ser implementada, como pode criar relevância e valor também para os pequenos empresários”, explicou.
De acordo com a assessora sindical da Fiems, Vânia Mary Louveira de Souza, a iniciativa incrementa o portfólio de serviços oferecidos às indústrias, buscando promover o associativismo e fortalecer o Sistema. “A participação no evento também irá proporcionar uma integração produtiva, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável e responsável”, finalizou.
Confira a programação para o dia 21 de março :
8h - Abertura
8h10 - Palestra: ESG, Indústria e Sustentabilidade, com Francílio Dourado
9h - Palestra: ESG - as práticas realizadas pelas empresas nacionais, com Alciléia Farias
9h40 - Mesa Redonda: Cases práticos de indústrias de MS