O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, e o Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, reuniram-se com o governador Eduardo Riedel na última semana. O objetivo do encontro foi apresentar a segunda fase do programa Vai Turismo, coordenado pela Confederação Nacional do Comércio em parceria com as Federações, e que, em Mato Grosso do Sul, está sob a responsabilidade do Senac.
Também estiveram na reunião a superintendente da Federação, Valmira Carvalho, a gerente de Relações Institucionais da Fecomércio, Tatiana Maarchar, a diretora de educação profissional do Senac MS, Jordana Duenha, a economista do IPF MS, Regiane Dede de Oliveira, e o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Edison Araújo explicou que a intenção é estabelecer diálogo e parceria com o Governo, especialmente em relação às pautas relacionadas ao turismo. O programa Vai Turismo entra agora em uma fase de acompanhamento e sistematização de informações sobre a implementação de projetos que impulsionem o setor. Segundo Araújo, o programa visa compartilhar e acompanhar políticas e planos governamentais, promovendo o desenvolvimento sustentável dos Estados por meio de uma base de inteligência estratégica.
Vitor Mello ressaltou que o programa não tem caráter de observatório ou fiscalização das atividades governamentais, mas busca gerar dados inéditos sobre o impacto das políticas públicas de turismo no desenvolvimento socioeconômico, identificando oportunidades de integração de projetos.
Jordana Duenha destacou a importância de estabelecer uma parceria com a Fundação de Turismo, a fim de obter dados mensais que alimentem o ambiente do programa. Isso permitirá ter uma visão nacional de todas as ações implementadas, proporcionando um panorama completo dos projetos relacionados ao turismo, seu progresso, resultados e impactos socioeconômicos.
O governador Eduardo Riedel prometeu auxiliar no trabalho e apoiar a aproximação com a iniciativa privada na geração de dados inteligentes. Ele mencionou projetos em andamento, como o de conectividade, que levará fibra óptica para os municípios do Estado, e a melhoria da infraestrutura aeroportuária, visando aumentar os voos regionais e aprimorar os pequenos aeroportos.
Riedel também ressaltou a assinatura da ordem de serviço para a urbanização e revitalização da Linha Internacional entre Brasil e Paraguai, que beneficiará o turismo de compras e tornará Ponta Porã um destino ainda mais atrativo. O projeto Fronteira do Futuro, financiado pelo Fonplata, contribuirá para o desenvolvimento da região de fronteira.
Jaime Verruck mencionou o Plano Estadual de Desenvolvimento de Fronteiras em andamento e destacou o projeto "Turismo na Fronteira", desenvolvido pela CNC, que busca promover relações internacionais, novos negócios e parcerias, visando superar barreiras e atender aos interesses do governo.