Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 10:53 - A | A

Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 10h:53 - A | A

Investimento

Governo vai investir R$ 250 milhões para expandir aviação em MS

Obras devem ser concluídas ainda nesta gestão

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Aeroviário

Obras devem ser concluídas nesta gestão

Com orçamento de R$ 250 milhões, o Governo do Estado destacou nesta segunda-feira (3), um plano aeroviário para desenvolver a infraestrutura aeroportuária de diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Hoje, nove aeroportos do estado passam por obras: Bonito, Camapuã, Cassilândia, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Nova Andradina e Porto Murtinho.

 

Conforme divulgado, além das obras em andamento e dos projetos contratados, a Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul) possui sete projetos para a área da aviação em Água Clara, Campo Grande (Santa Maria), Inocência, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Corumbá – um na Nhecolândia e outro no Morro do Azeite.

 

Álvaro Rezende/Segov

Eduardo Riedel visita fábrica da Suzano e destaca futuro de prosperidade em Ribas do Rio Pardo

Governador Eduardo Riedel em visita a fábrica da Suzano

“O governador Eduardo Riedel determinou um projeto para Mato Grosso do Sul para que nós pudéssemos prospectar aeroportos em todo o Estado, atendendo os diversos setores econômicos e criando uma estrutura de acesso rápido às regiões. Estamos com obras em andamento em nove aeroportos, como melhorias, cercamento, iluminação e recomposição do pavimento. Também temos investimentos contratados em três novos projetos: ampliação do Aeroporto de Santa Maria, em Campo Grande, e de melhorias nos aeroportos de Costa Rica e Bonito”, destaca o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).


Em Água Clara, um convênio com a Prefeitura Municipal foi firmado para comprar o terreno onde será implantado o aeroporto, construído através de parceria com uma indústria de MDF instalada na cidade. Na Capital, o Aeroporto de Santa Maria passará por ampliação.

 

Na cidade de Inocência, o aeródromo será construído em uma área já comprada pela Prefeitura do município e o processo de contratação do projeto para implantação já foi aberto. Em Maracaju – uma das regiões que mais produz soja em Mato Grosso do Sul e por isso tem apelo comercial e empresarial – um novo aeroporto será construído em uma área afastada do centro da cidade.

 

Em São Gabriel do Oeste, uma pista no aeródromo que hoje é de cascalho, será asfaltada.

 

Já no Pantanal a intenção é desenvolver a logística e a infraestrutura aeroportuária para dar agilidade nas ocorrências de incêndios florestais e também no atendimento de saúde de ribeirinhos e pessoas que vivem e trabalham na região.

 

Por isso, o da Nhecolândia será construído com estrutura para os bombeiros e para abastecer Air Tractor. Um reservatório com água, para uso da aeronave e um ponto de apoio para os militares, com alojamento e espaço para mantimentos fazem parte do projeto.

 

Além disso, estão sendo feitos estudos para viabilizar novos aeródromos em Amambai, Aquidauana e Mundo Novo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS