Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul receberá, por ano, um investimento de R$ 1.3 milhão que será destinado ao serviço de resgate aéreo avançado em atendimentos de urgência e emergência no Estado, em apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O Termo de Cooperação entre Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Corpo de Bombeiros e SES foi publicado nessa segunda-feira (05) no Diário Oficial. A aeronave – modelo Baron, bimotor, turbo hélice- já é utilizada em transportes, incluindo o de vítimas. O repasse, no entanto, formaliza o trabalho e garante melhoria na execução de suporte à vida. Conforme o Termo de Cooperação, a aeronave será utilizada também para transporte de órgãos e tecidos humanos (transplantes), transportes de pacientes que precisem receber “Tratamento Fora Domicílio” (TFD), além do deslocamento de materiais. O serviço aéreo também poderá ser utilizado em apoio às missões do Corpo de Bombeiros e da SEJUSP.
Com a intervenção precoce, em casos onde o resgate aéreo é de fato necessário, é possível reduzir o índice de mortalidade, minimizar sequelas e aumentar as chances de sobrevida, como cita o Termo de Cooperação. De acordo com o protocolo de atendimento, a aeronave terá, além de piloto e co-piloto, um médico e um enfermeiro, ambos bombeiros.