A Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – pretende iniciar a partir de 2009 em Campo Grande uma proposta inovadora no campo da Educação Compartilhada entre Sesi e Senai e alinhada às tendências dos serviços sociais, da promoção do conhecimento e dos programas Educação para a Nova Indústria e Responsabilidade Social Empresarial sob a orientação político-estratégica da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Trata-se do Clube Sesi Total, que abrigará no espaço onde hoje funciona o Clube do Trabalhador do Sesi atividades de Educação, Saúde, Esporte e Conhecimento.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, a intenção é disponibilizar para as indústrias o maior e mais completo espaço de formação da cidadania para os industriários e comunidade em geral de Campo Grande. “Vamos levar o Sesi para onde está o nosso público, formado pelos familiares dos industriários, pela comunidade industriária e que seja acessível aos empresários e gestores industriais”, explicou, completando que dessa forma estratégica vai otimizar os serviços do Sistema Fiems com qualidade e eficiência.
Ele explica que, de forma planejada, o Sesi Total vai maximizar os recursos técnico-profissionais, patrimoniais e financeiros. “Vamos, de forma coordenada, contando com o apoio fundamental do Departamento Nacional e com a força da comunidade, oferecer mais Educação, mais Saúde, mais Esporte e Lazer e mais Conhecimento”, declarou.
O projeto
Pelo projeto, o Clube Sesi Total será uma unidade operacional com múltiplas atividades voltadas para a formação da cidadania, através dos serviços de Educação e Esportes, valorização do conhecimento e do crescimento profissional, por meio da área de eventos, melhoria da qualidade de vida por meio dos serviços de Saúde, Lazer, Cultura e das Artes, crescimento da renda por meio de cursos de qualificação profissional, disseminação e o fortalecimento do folclore, do artesanato e da gastronomia regionais, valorização e perpetuação da fauna e da flora regionais e, finalmente, aperfeiçoamento técnico-profissional dos docentes, gestores e técnicos do Sistema Fiems.
Quanto à localização, o Clube Sesi Total funcionará na atual Unidade Operacional Leonor Barreto Franco, conhecida como Clube do Trabalhador ou Clube do Sesi. “Ela já conta com serviços regulares de transporte coletivo, infra-estrutura de energia elétrica, água e saneamento, telecomunicações, além de estar rodeada por bairros cujos moradores são clientes potenciais dos serviços do Clube SESI Total”, analisou Maura Gabínio, superintendente do Sesi.
Ela explica que o projeto arquitetônico e urbanístico respeitará integralmente os direitos de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. “Os acessos às áreas do Clube Sesi Total serão feitos por setores, permitindo maior facilidade e segurança a cada perfil de usuário, além de possibilitar mais privacidade a cada setor de serviços”, destacou, ressaltando que o projeto contemplará soluções que permitam, incentivem e mobilizem crianças, jovens e adultos para a prática de posturas que assegurem a sustentabilidade.
Diferenciais
O Clube Sesi Total terá uma área de 334,2 mil metros quadrados, compreendendo um quadrilátero formado pelas ruas Teodoro Carvalho e Afonso Eduardo Reidy, ambas no Bairro José Abrão, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira e um terreno baldio, ambos no Jardim Centro-Oeste. A área ainda terá 44,5 mil metros quadrados destinados para vegetação e uma lagoa. Para a área de Educação, serão destinados 6,8 mil metros quadrados, que incluirão um espaço para a Indústria do Conhecimento, teatro arena, salas de aula, laboratório, biblioteca, sala de artes e uma escola.
Já a área de Lazer e Esportes terá um espaço de 70 mil metros quadrados, que inclui pista com ciclovia de 1,5 mil metro, pista de cooper de 1,4 mil metro, campos de futebol society, vestiários, piscina de salto ornamental, piscina olímpica, pista de atletismo, campo de futebol, ginásio poliesportivo, praça cívica, quadras poliesportivas, quadra de tênis, churrasqueiras e piscina recreativa. Também será destinada um espaço de 4,5 mil metros quadrados para o Centro de Treinamento, que terá salas modulares para palestras.
A área destinada para a Saúde será de 3,7 mil metros quadrados, que contará com laboratórios e consultórios odontológicos, oftalmológicos e clínicos-gerais. Além disso, o Clube Sesi Total contará ainda com dormitórios masculino e feminino para abrigar os trabalhadores-atletas provenientes das indústrias do interior do Estado.
Fonte: Fiems