O prazo de inscrições para o concurso “Prêmio Florestal de Jornalismo” - instituído pela Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Sebrae e Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) - vai até o dia 31 de maio. A promoção faz parte da programação do 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que acontece de 7 a 9 de junho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande/MS.
O certame deverá premiar matérias veiculadas na imprensa estadual, e relativas à cadeia produtiva da silvicultura em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, com ênfase na sustentabilidade do setor florestal. Como lembram os promotores do concurso, as florestas estaduais já ocupam lugar de destaque no cenário nacional, atraindo o interesse de diversos investidores e fundos de investimentos internacionais.
Além de características positivas do ponto de vista do clima e logística, o setor tem alcançado grandes avanços tecnológicos e ampliado a sua produtividade. Neste aspecto, os jornalistas poderão revelar para seus leitores como este setor tem procurado atender as demandas crescentes por celulose, carvão vegetal, madeira sólida e painéis reconstituídos (MDF, MDP etc.), de forma sustentável e de baixo impacto ambiental.
De acordo com a jornalista Janaína Mansilha, membro da comissão organizadora do concurso e assessora de imprensa do Sebrae, no Estado, além dos projetos diretamente voltados à implantação de maciços florestais, a produção integrada com outras atividades também desperta interesse, além de boa renda aos produtores. Dentre as iniciativas, os projetos de apicultura - apoiados pelo Sebrae/MS – e consorciados com florestas plantadas, têm obtido resultados expressivos.
Outro aspecto que tem despertado o interesse da mídia é novo comportamento de empresários e consumidores, ávidos em informar e conhecer a origem dos produtos florestais que comercializam ou consomem. O representante da Painel Florestal, Robson Trevizan, confessa que é um colecionador de embalagens e matérias jornalísticas sobre o tema. Ele acredita que esta preocupação tem crescido, estimulando o crescimento ordenado e responsável no setor.
Concurso
Sem cobrança de qualquer taxa, poderão ser inscritas para o Prêmio Florestal de Jornalismo matérias publicadas nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, telejornalismo e webjornalismo, editadas em Mato Grosso do Sul, veiculadas de 25 de março a 31 de maio de 2010, assinadas por jornalistas profissionais e/ou diplomados brasileiros ou estrangeiros residentes no País, e necessariamente editadas em português.
O prazo final para a inscrição é dia 31 de maio de 2010, às 17h30. Para ter acesso à ficha de inscrição e saber mais sobre os formatos de entrega dos trabalhos, acesse o site www.opec-eventos.com.br/msflorestal e clique no link do Prêmio Florestal de Jornalismo.
Serviço
Informações podem ser solicitadas pelos telefones ou e-mails: Seprotur - (67) 3318-5053 [email protected]; Sebrae - (67) 3389-5536 [email protected]; Painel Florestal - (67) 3026-2680 [email protected] .