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Cotidiano Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007, 14:39 - A | A

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007, 14h:39 - A | A

Lideranças de Dourados e governo discutem implantação de ferrovia

Da Redação

O vice-governador Murilo Zauith lidera uma comitiva do governo estadual durante reunião, na segunda-feira (29), com entidades empresariais de Dourados e a direção da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste. O encontro está marcado para as 15 horas, no auditório da Subseção da OAB, e reunirá ainda os secretários estaduais Carlos Alberto Meneses (Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia) e Edson Giroto (Obras).

Governo e lideranças empresariais do comércio, da indústria e do setor rural receberão o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, para discutir a implantação do ramal ferroviário interligando Dourados a Cascavel e ao Porto de Paranaguá (PR). O empreendimento é de interesse de Mato Grosso do Sul e do Paraná. No dia 18, o governador André Puccinelli conseguiu aprovar na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) moção de apoio de todos os governadores do bloco à proposta. Os dirigentes aproveitaram a presença do diretor de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Francisco Luiz Baptista, para reforçar a viabilidade estratégica de incluir esse projeto no PNLT.

Inserido na lista de projetos prioritários de Mato Grosso do Sul para a área de infra-estrutura, a ferrovia também é meta do governo paranaense para a consolidação do corredor oeste. Pela proposta, uma nova linha férrea sairia de Dourados, passando por diversos municípios de Mato Grosso do Sul, entrando no Paraná por Guaira e chegando até Cascavel. Dali, o ramal estaria interligado à ferrovia que segue até o Porto de Paranaguá.

A ampliação da malha ferroviária prevê um percurso de aproximadamente 660 quilômetros, sendo 240 em território sul- mato-grossense. Atualmente, a Ferroeste tem 248 quilômetros e liga o Oeste a região Centro-Sul do Paraná.

A reunião em Dourados irá unir lideranças políticas e do setor produtivo para reforçar as articulações em torno da implantação da ferrovia como fator de desenvolvimento na região e em todo o Estado. Entre as entidades empresariais, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados e o Sindicato Rural estão à frente da mobilização. Deputados estaduais e parlamentares da bancada federal deverão estar no encontro.

Os esforços em busca de recursos para esse investimento receberam uma boa notícia nesta semana, com a aprovação pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal de emenda do senador Valter Pereira (PMDB) ao Plano Plurianual (PPA), que assegura R$ 1,3 bilhão para construção da malha ferroviária ligando Cascavel a Dourados e Maracaju.

Ferroeste

A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. - Ferroeste, criada em 15 de março de 1988, é uma empresa de economia mista, vinculada a Secretaria dos Transportes por ser o Estado do Paraná o seu maior acionista. A empresa detém a concessão para construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava (PR) e Dourados (MS), e servindo o Oeste e extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.

Concebida principalmente para transporte de grãos e insumos para plantio, a Ferroeste, denominada no passado de "Ferrovia da Soja" e "Ferrovia da Produção", teve sua construção iniciada em 15 de março de 1991, com a implantação do trecho Guarapuava – Cascavel (numa primeira etapa); e, em etapas posteriores, Cascavel - Guaíra e Cascavel - Foz do Iguaçu.

Segundo informações da Ferroeste, a ligação Cascavel – Guaira (na divisa com MS), já possui o Projeto Final de Engenharia finalizado e aguarda oportunidade para implantação. O segmento ferroviário cortaria áreas de intensa produção de grãos.

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