A aeronave brasileira KC-390 Millennium chegou ao município de Corumbá nesta sexta-feira (28) para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal, vinda de Anápolis (GO) com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e 13 militares. O KC-390 é considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que o emprego do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento.
"Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndio hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares", comemora.
O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo air tractor. A aeronave recente foi empregada em incêndios florestais na Colômbia. O cargueiro possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System).
A água é projetada pela lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizado, ou seja, sem comprometer sua performance. Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.
KC-390 Millennium
Desenvolvido a pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetada para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é de 26 toneladas.
O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.
Edil Afonso Albuquerque 28/06/2024
Parabéns pela iniciativa, precisávamos ter essa estrutura em definitivo para ser acontecer novos incêndios, estarmos preparados .
1 comentários