Campo Grande 00:00:00 Domingo, 02 de Março de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 10 de Maio de 2024, 16:25 - A | A

Sexta-feira, 10 de Maio de 2024, 16h:25 - A | A

Novos moradores

Bioparque Pantanal recebe novas espécies de peixes vindas de Bonito

Peixes estavam no Aquário de Bonito, mas foram doados ao Bioparque

Layane Costa
Capital News

Após o fechamento do Aquário de Bonito, em março, algumas espécies de peixes foram doadas para o Bioparque Pantanal. Agora, esses novos moradores já podem ser contemplados pelos visitantes, pois foram transferidos para os tanques de exposição.

O destaque está no tambaqui, batizado de Thiago em homenagem ao proprietário do Aquário de Bonito e a pacu albina, batizada de Cris, esposa de Thiago. Ambos chamam atenção pelo tamanho e beleza.

O transporte dos mil animais até o Bioparque exigiu protocolos rigorosos e uma força tarefa da equipe de manejo do local. Biólogos, zootecnistas e médicos veterinários acompanharam cada procedimento para garantir a segurança dos peixes.

Ao todo foram cinco dias de trabalho e quatro viagens, cada uma com um percurso de 200 quilômetros. Caixas com oxigênio, destinadas exclusivamente para o transporte de peixes vivos a longa distância, foram utilizadas no percurso. Para que os animais não sentissem o calor do ambiente externo, a retirada deles foi feita no período noturno.

"Assim que chegaram no Bioparque, os animais foram recebidos pela nossa equipe e levados para a quarentena, um espaço restrito e monitorado 24 horas aqui mesmo no empreendimento. Durante esse período foi feito o biomonitoramento, adoção de protocolos veterinários, nutricionais e de bem-estar animal para assegurar que eles tenham melhor qualidade de vida e uma boa adaptação", explicou a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri.

Para Thiago Perez, proprietário do Aquário de Bonito, apesar da tristeza e da saudade que ficará dos animais, ele ficará bem em saber que os peixes serão bem cuidados em um novo local. "Eles ficarão bem no Bioparque, isso pra mim é muito importante, saber que eles continuarão recebendo os cuidados necessários e ainda servindo de educação ambiental para milhares de pessoas".

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS