Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Meio Ambiente Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 14:11 - A | A

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 14h:11 - A | A

Rio Paraná

Reservatórios das Usinas de Ilha Solteira e Jupiáio receberá mais de 1 milhão de peixes

CTG Brasil realizará a soltura nos reservatórios Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá

Layane Costa
Capital News

Divulgação/CTG Brasil

Rio Paraná receberá mais de 1 milhão de peixes de três espécies

Mais de 1 milhão de peixes serão soltados

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná, receberão neste mês de fevereiro 1,050 milhão de peixes das espécies curimatã, pacu-guaçu e piapara. A CTG Brasil, empresa de energia limpa, realizará a soltura dos peixes.

As solturas serão realizadas durante todo o mês, em pontos como os rios Sucuriú e São José dos Dourados, Vila dos Operadores e nos municípios de Santa Clara D'Oeste e Santa Albertina.

“Com essa ação de fevereiro, vamos alcançar o total de 2,1 milhões de peixes soltos na bacia do rio Paraná que estão programadas para o ano de 2024. As solturas anteriores foram realizadas entre novembro e dezembro de 2023, mas já contemplavam o calendário deste ano”, explica o especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil, Norberto Castro Vianna.

As solturas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, que visa repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas, com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, completa Vianna.

Divulgação

Reservatórios das Usinas de Ilha Solteira e Jupiáio receberá mais de 1 milhão de peixes

Desde 2016, foram soltos mais de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS