Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Terça-feira, 05 de Março de 2024, 10:44 - A | A

Terça-feira, 05 de Março de 2024, 10h:44 - A | A

Meio Ambiente

Suzano realiza o plantio de 45 mil mudas de árvores em córrego de Ribas do Rio Pardo

Ação visa restaurar a Área de Preservação Permanente (APP) do córrego

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Suzano

Suzano realiza o plantio de 45 mil mudas de árvores no córrego Retirinho em Ribas do Rio Pardo

Ao todo foram ralizados o plantio de 45 mil mudas

Visando restaurar a Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Retirinho no município de Ribas do Rio Pardo, a fábrica de celulose realizou o plantio de 45 mil mudas de árvores nativas nas nascentes do córrego. A ação de plantio visa preservar a nascente e o curso do córrego, criando conexão com outras áreas nativas próximas, formando um corredor ecológico que possibilita a manutenção da biodiversidade e a livre circulação dos animais.

“A Suzano tem o propósito de renovar a vida a partir da árvore e entendemos que a criação ou ampliação de corredores ecológicos é fundamental para a conservação da biodiversidade em um dos principais biomas do Brasil, o Cerrado. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, com os corredores ecológicos, estamos contribuindo para a conservação do Cerrado, proporcionando a proteção da nossa fauna, do nosso clima, das nossas bacias hidrográficas e atuando para desacelerar as mudanças climáticas”, destaca Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

Divulgação/Suzano

Suzano realiza o plantio de 45 mil mudas de árvores no córrego Retirinho em Ribas do Rio Pardo

Plantio de mudas nativas

A nascente do córrego Retirinho encontra-se ao sul da área onde está sendo construída a nova fábrica da empresa, margeando toda a fase sul da unidade e percorrendo cerca de 7,4 km da nascente até a foz no Rio Pardo. Ainda, foi adotado um modelo de recomposição da vegetação, onde as espécies pioneiras e não pioneiras são alternadas com espaçamento menor entre plantas. Foram plantadas espécies de crescimento rápido para proteger as demais linhas de plantio, gerando um sombreamento mais regular da área.

“Como próxima etapa do projeto está prevista a manutenção do plantio durante os próximos três anos, com ações que vão desde a roçada do terreno, aplicação de adubos, irrigação com hidrogel, até o replantio de mudas em caso de perdas e controle de pragas. Entre as espécies selecionadas para esta ação estão o Pequi, Jatobá-do-Cerrado, Angico Vermelho, Farinha Seca, Ipê Rosa, Sangra D’Agua, Jequitibá, Ingá, Cedro, todas as árvores de espécies nativas do bioma Cerrado”, explica Filip Tonon Rocha, gerente de Meio Ambiente da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Conservação da biodiversidade

Em Mato Grosso do Sul, a fábrica mantém o programa de monitoramento da fauna e da flora, que inclui uma política de desmatamento zero e ações de recuperação de áreas degradadas. Atualmente, a Suzano possui 143 mil hectares destinados exclusivamente à conservação ambiental.

Nas áreas florestais de Suzano, já foram catalogadas mais de 1,3 mil espécies de fauna e da flora. São mais de 700 espécies de animais silvestres identificadas, sendo 20 delas ameaçadas de extinção, conforme os critérios da IUCN, sigla para União Internacional para Conservação da Natureza, e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS