Voluntários da saúde estão realizando atendimentos emergenciais em comunidades ribeirinhas e indígenas na Serra do Amolar - Pantanal até amanhã (30). A equipe é composta por um médico infectologista, uma técnica em enfermagem, uma psicóloga e uma médica veterinária. Essa ação foi organizada após a região ter sido coberta por fumaça tóxica de incêndios florestais por cerca de duas semanas.
Os incêndios, que começaram em 11 de outubro, ameaçaram comunidades como a indígena Barra do São Lourenço, acessível apenas por barco ou via aérea, e o Aterro do Binega, que possui uma escola municipal com mais de 20 alunos. O fogo chegou a se aproximar a 200 metros da escola, forçando a evacuação de estudantes e professores. A equipe de voluntários também atenderá brigadistas que estão combatendo os incêndios na região.
A mobilização dos voluntários foi promovida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que reuniu profissionais de saúde para ajudar as comunidades afetadas. Com a ajuda de instituições como o Instituto Amigos do Coração e Amapil Táxi Aéreo, foram doados medicamentos, transportados até as comunidades. Apesar da recente chuva, novos focos de incêndio foram registrados na região, evidenciando a gravidade da situação, com 18,29% do Pantanal afetado por incêndios até o dia 27 de outubro.