Os membros do Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca) tomaram posse ontem (7) à noite, no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Na ocasião, o secretário de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Menezes, presidente do Ceca, que estava em Brasília com o governador André Puccinelli, foi representado pelo secretário-adjunto Marcio Monteiro.
“A Semac tem feito todas as ações necessárias para que tenhamos o desenvolvimento sustentável que o nosso Estado almeja e que é uma das propostas do nosso governador”, destacou Monteiro.
Além do secretário-adjunto, compuseram a mesa da solenidade o superintendente de Meio Ambiente, Roberto Machado; a diretora-executiva do Imasul, Márcia da Mata, e o deputado estadual Paulo Corrêa, da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia.
“Esse é um dos conselhos mais importantes do governo porque trata do nosso meio ambiente e dos empreendimentos trazidos ao Estado. Isso aqui representa a participação ativa da nossa sociedade civil organizada sobre essas questões”, afirmou Paulo Corrêa.
Depois da posse, a primeira reunião técnica dos conselheiros autorizou o governo do Estado a apresentar ao Fundo Nacional de Meio Ambiente o projeto de recuperação e conservação da sub-bacia do Rio Taquari.
Conselho
O Ceca é vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). O conselho tem função deliberativa e normativa para o estabelecimento das diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente e atua como instância recursal administrativa, das decisões para aplicação de multas e de outras penalidades.
Conselheiros
Foram empossados: para presidente do Ceca, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, secretario de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac); titular Roberto Ricardo Machado Gonçalves, superintendente de Meio Ambiente (Supema); 1º suplente Lorivaldo Antonio de Paula, da gerência de Recursos Hídricos (Supema/Semac) e 2ª suplente, Eliane Crisóstomo Ribeiro.
Da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comercio e do Turismo (Seprotur), o titular Fernando Luiz Nascimento e 1º suplente, Hermes Borges Vieira. Da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o titular Karyston Adriel Machado da Costa, 1º suplente Serafim Maggioni Júnior e a 2ª suplente, Mônica Tischer.
Da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop), o titular Pedro Celso de Oliveira Fernandes e o 1º suplente, Eduardo Francisco dos Santos Filho. Da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a titular Senise Freire Chacha, a 1º suplente Itaneide Cabral Ramos e o 2º suplente, José Aparecido Barcelos de Lima.
Do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-MS), o titular Nereu Fontes, o 1º suplente Jânio Marques da Silva e o 2º suplente Reginaldo Gomes Yamaciro.
Da Assembléia Legislativa, o titular deputado Paulo Corrêa, da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, o 1º suplente Deputado Paulo Duarte e a 2º suplente a Deputada Dione Hashioka. Da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o titular Renato Pieretti Câmara, o 1º suplente Luiz Fernando Brito Moreira Costa e o 2º suplente Alex Sandre Rodrigo Cazelli.
Da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), o titular Isaias Bernardini, a 1ª suplente Cláudia Pinedo Zottos Volpini e o 2º suplente Edgar Rodrigues Pereira. Da Associação Brasileira de Turismo de Mato Grosso do Sul (Abratur-MS), o titular Alexandre Costa Marques, a 1ª suplente Almira Dias Soares e a 2ª suplente Maria de Lourdes de Barros Ferreira Gomes.
Da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), o titular José Lemos Monteiro, a 1ª suplente Marta Céspedes Guizzo e o 2º suplente Chistiano da Silva Bortolotto.
Da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), o titular Josiel Quintino dos Santos, o 1º suplente Maurício Sarto e o 2º suplente Ronei Silva Fuchs. Da União dos Produtores do Pantanal do Nabileque (Uppan), o titular Marcelo Pinto de Figueiredo, o 1º suplente Roberto Folley Coelho e o 2º suplente Arão Antônio Moraes.
Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (AEA - MS) o titular Ramão Edison Fagundes Jardim, o 1º suplente Orlando Corrêa Sampaio e a 2ª suplente Vanessa Lopes. Do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) o titular Sebastião da Rocha Vieira, 1º suplente Roberto Romeu Ramos e o 2º suplente Luiz Roberto Roque.
Da Sociedade de Defesa do Pantanal (Sodepan), o titular Thiago Arantes, o 1º suplente José Carlos Carrato e o 2º suplente Marcelo Pinto de Figueiredo. Da Administração Hidrovia do Paraguai (Ahipar), o titular Antonio Rodrigues de Vasconcelos Filho, a 1ª suplente Daniela de Almeida Nantes Silva e o 2º suplente Eduardo Folley Coelho.
Da Organização não-governamental pela convivência pacífica entre índios e não índios, defesa do direito de propriedade e do estado democrático de direito, valorização e preservação dos povos indígenas (Recovê), a titular Roseli Maria Luiz, a 1ª suplente Eva Maria Corrêa Medeiros e o 2º suplente Pio Queiroz Silva.
Da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o titular Júlio César Gonçalves, o 1º suplente Antonio Conceição Paranhos Filho e o 2º suplente Robert Schiaveto de Souza. Da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), o titular Silvio Fávero, a 1ª suplente Mercedes Abid Mercante e o 2º suplente Paulino Barroso Medina Júnior. Da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a titular Ana Paula Correia de Araújo, o 1º suplente Felipe Augusto Dias e a 2ª suplente Suzete Rosana de Castro Wiziack.