Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (9) um mutirão de revitalização das unidades de saúde da Capital. A primeira unidade contemplada foi a USF Aero Rancho IV – Dr. Nelson Tokuei Simabukuro, responsável pelo atendimento de cerca 10 mil pessoas da região do Anhanduizinho.
Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, além da pintura externa e interna, deve ser executada manutenção na parte elétrica e hidráulica, além de telhado, calhas e substituição de maçanetas e outros itens avariados.
“A melhoria da Saúde também passa pela valorização dos servidores. E dar condições adequadas para que eles possam trabalhar cada vez melhor, é o mínimo que podemos fazer. E isso com certeza irá se refletir na qualidade da assistência prestada à população. O paciente também precisa ter um ambiente em boas condições e mais acolhedor”, ressaltou via assessoria o titular da Sesau.
Segundo Benites, a expectativa é de que as 74 unidades básicas e de saúde da família existentes no município recebam as melhorias, seguindo um cronograma a ser estabelecido e anunciado pela Sesau.
A prefeita Adriane Lopes (Patriotas) destacou a importância de investir na melhoria das unidades e assegurar também o atendimento à população. “Nós estamos empenhados em cumprir com o nosso compromisso, que é dar uma saúde de melhor qualidade para a população campo-grandense. Vamos trabalhar, cada vez mais, para que a gente consiga atingir o nosso propósito de transformar verdadeiramente a nossa cidade em uma Capital de oportunidades e com uma Saúde mais digna e que atenda aos anseios dos nossos cidadãos”, disse.
Durante a abertura das atividades, o secretário de Saúde anunciou a aquisição de novos computadores para equipar as unidades, entre eles tabletes, notebooks e outros equipamentos, que serão destinados aos servidores, visando a melhoria do processo de trabalho. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões. Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (Sesau), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Há previsão ainda da implementação do primeiro Centro de Estudos Municipal de Saúde voltado à capacitação e formação de profissionais da área da saúde. O espaço contará com área total de 430,00 m2, onde serão implantadas sala de informática, biblioteca, salas de aula, sala de reunião, além da recepção e salas administrativas.