Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 03 de Março de 2009, 15:05 - A | A

Terça-feira, 03 de Março de 2009, 15h:05 - A | A

Nelsinho vai a Bogotá conhecer Veículo Leve sobre Pneus

Da Redação

O prefeito Nelson Trad Filho e o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antonio De Marco, embarcam na próxima quinta-feira (5) rumo à Bogotá (Colômbia) – onde já se encontra o diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior - onde vão conhecer, a convite do prefeito Enrique Peñalosa, o Transmilenium, estratégia de transporte que adota o sistema conhecido como Veículo Leve sobre Pneus (VLP), um dos sistemas de transportes mais modernos do mundo.

O VLP é um modelo de transporte coletivo de média capacidade e é composto de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Além de Bogotá, outras cidades do mundo, como o México, adotaram o VLP por ser um sistema mais barato no que se refere a sua implantação e tão funcional quanto o sistema conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.

Entre o VLP e o VLT as diferenças são muitas. Sobre os trilhos, o metrô utiliza energia elétrica, tem durabilidade de cerca de 50 anos, mas possui custo três vezes maior do que o veículo sobre pneus. Já o VLP utiliza o diesel, podendo entrar em atividade em menos tempo e tem custo menor.

Referência em transporte público, a Colômbia tem feito investimentos maciços no sistema coletivo de transporte público ao longo das últimas décadas. O TransMilenium funciona desde 2000 na cidade de Bogotá, utilizando corredores exclusivos para ônibus bi-articulados. Com o projeto, Bogotá reduziu em até 25% o tempo de deslocamentos pela cidade, em virtude da substituição das antigas e caóticas conexões entre pequenas linhas municipais de transporte.

O VLP se adaptaria bem a Campo Grande. O valor de implantação, que é assimilável por empresas privadas, não necessita de grandes aportes e financiamentos internacionais, além de cumprir as exigências da FIFA na luta da cidade por sediar a Copa do Mundo de 2014. Segundo o prefeito, grandes avenidas, como a Via Morena, teriam que passar por poucas modificações para receber o VLP.

“Vamos conhecer este projeto que já foi premiado em todo o mundo. É muito importante conhecermos ações que deram certo em outras cidades para, no futuro, elaborarmos projetos adaptados para a realidade de Campo Grande”, afirmou o prefeito de Campo Grande.

Barcelona

Não é a primeira vez que o prefeito Nelson Trad Filho procura conhecer experiências internacionais de transporte Público. Em novembro passado, ele esteve em Barcelona (Espanha), onde travou contato com outro sistema de transporte baseado no VLP. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS