Eis a questão. Tradicionalmente todos temos dirigido carros com câmbio manual e nunca houve necessidade, na hora de comprar um Peugeot 207, por exemplo, de ter que decidir entre os dois tipos de câmbios. Antigamente havia pouquíssima oferta de carros com câmbio automático e como quase não havia, o preço era bem elevado.
Hoje em dia, com um mercado automotivo que oferece um Peugeot 207 usado automático ou manual, a história é bem diferente e já é possível afirmar que tanto uma opção quanto a outra têm vantagens e desvantagens.
Vantagens de um carro com câmbio manual
Um veículo como o Peugeot 207 passion manual, é mais barato. Isso é o fator principal da popularidade dos carros com câmbio manual. Os custos de fabricação são menores e isso acaba sendo decisivo para o valor final.
Se comportam segundo as ordens do motorista. Uma vez pressionado o pedal da embreagem de qualquer uma das Peugeot 207 versões ou de qualquer carro manual, o veículo vai se comportar segundo a vontade do motorista. A decisão do momento de mudar de velocidade e como usar a caixa de câmbios é unicamente decisão de quem dirige o veículo.
Maior precisão. Aquela precisão específica do controle milimétrico que o motorista por dar ao carro regulando a pressão do pedal esquerdo é superior em um carro manual. Só com um carro manual é possível fazer as manobras em ruas com desnível antecipando os câmbios ou evitando-os.
A magia e o encanto de um carro manual se dão através da atuação sobre as engrenagens da caixa de câmbios. É a bela conexão entre o motorista e o carro.
Desvantagens de um carro com câmbio manual
O câmbio manual vai caminho à extinção. Os carros elétricos e a direção autônoma irão extinguir as caixas de câmbio com três pedais. Praticamente todos os veículos elétricos não possuem marchas e os carros que pretendam ser de condução autónoma devem ter caixa de câmbios automática.
A maior desvantagem é que o motorista deve ficar pendente do que acontece com o motor. Geralmente quem dirige, por causa da experiência, acaba fazendo os câmbios instintivamente, mas em determinadas circunstancias, como um engarrafamento ou manobras difíceis, o pedal da embreagem e o pé esquerdo ficam exaustos!
Especialmente pelo uso incorreto, as embreagens dos carros manuais acabam tendo falhas e precisando de conserto.
Vantagens de um carro com câmbio automático
Carros como o Peugeot 207 sw, por exemplo, são mais confortáveis e agradáveis para dirigir. Especialmente se o carro roda principalmente na cidade ou em lugares com muitos engarrafamentos. Não tendo o terceiro pedal e a alavanca de câmbios, o motorista pode fixar a atenção só na ação de acelerar, frear e dirigir o volante. O pé esquerdo fica descansado.
A tecnologia associada é maior. Acontece que há uma serie de tecnologias que precisam de transmissão automática para poderem funcionar eficientemente, como os controles de velocidade inteligentes ou os sistemas de freio de emergência automático.
São cada vez mais carros que possuem caixa automática. Antigamente isso estava associado aos carros de luxo. Hoje em dia quase todos os veículos compactos têm caixas de câmbio automáticas. A popularidade vai em crescimento e já fica difícil encontrar, por exemplo, um carro esportivo com câmbio manual.
Desvantagens de um carro com câmbio automático
A manutenção é mais cara, embora os períodos de manutenção sejam mais espaçados. Estes carros possuem mais peças móveis e maior eletrônica e isso aumenta os custos de reparação.
Os carros automáticos possuem um consumo maior, embora as fábricas já estejam trabalhando para melhorar esse fator. O Peugeot 207 preço bem como o preço de outros caros automáticos também influenciam na escolha, além do consumo.
As caixas de câmbio são hoje em dia bem melhores que as primeiras que surgiram no mercado automotivo. No entanto, oferecem menos sensações, menos emoção que a relação da embreagem com a alavanca de câmbio manual. Isso faz que a parte pessoal do motorista dirigindo fica um pouco perdida.