Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 29 de Abril de 2025


Cotidiano Terça-feira, 29 de Setembro de 2009, 13:16 - A | A

Terça-feira, 29 de Setembro de 2009, 13h:16 - A | A

Operação Laguna desloca tropas para regiões de fronteira

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica já estão fazendo deslocamentos por ar e terra em Nioaque, Bela Vista e Guia Lopes, no Sudoeste, e em Corumbá, na fronteira Oeste, dentro da Operação Laguna, A Operação Laguna iniciou nesta segunda-feira (28/09), com uma reunião de ambientação conduzida pelo Comandante do Comando Combinado, General Ferrarrez, quando militares do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas foram informados sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o exercício.

As manobras militares de adestramento das tropas acontecem simultaneamente em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, Ladário e Forte de Coimbra e vão até o dia 9, com mobilização de aproximadamente cinco mil militares do Rio de Janeiro, Goiás e das unidades subordinadas ao CMO (Comando Militar do Oeste).

Segundo o Ministério da Defesa, os exercícios são programados e realizados anualmente dentro do programa de treinamento das Forças Armadas. A ideia é manter as tropas preparadas e em condições de cumprir as missões e estar preparadas até para com conflitos internacionais.

Apesar de a operação ter sido iniciada ontem, os exercícios de adestramento serão realizados a partir de hoje, quando as tropas das unidades militares participantes farão uma concentração em Nioaque. Hoje, os trabalhos serão desenvolvidos dentro dos quartéis, onde as tropas receberão instruções do treinamento.

Durante a Operação Laguna, tropas, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea estarão executando, na região, missões reais e simuladas. Conforme o oficial, nessas rodovias haverá um tráfego intenso de viaturas militares, fato que deverá requerer uma atenção especial por parte dos motoristas e demais usuários das vias englobadas no exercício militar.

Programação

Para amanhã, está previsto o deslocamento da tropa até Jardim, onde os militares da Brigada Para-quedista, do Rio de Janeiro, executarão exercícios de salto. Na quinta-feira, os militares iniciarão o trabalho de reconhecimento das rodovias pavimentadas e estradas vicinais da região.

Na sexta-feira, está prevista a chegada das tropas até Guia Lopes da Laguna. No sábado, os militares participarão em Guia Lopes da “Ação Cívico-Social”, em parceria com diversas entidades e clubes de serviço.

Na terça-feira (6), a Brigada de Operações Especiais, de Goiânia (GO), utilizará aeronave tipo Hércules, helicóptero e salto de pára-quedistas militares para simular uma ocupação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã.

Na quarta-feira (7) o ministro da Defesa, Nelson Jobin estará em Campo Grande, onde prestigiará uma apresentação da 12ª Brigada Leve, Brigada de Aviação do Exército e Brigada Pára-quedista. A “Operação Laguna” será encerrada na quinta e sexta-feira com atividades que serão desenvolvidas dentro dos quartéis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS