O Secretário de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o senador Nelson Trad Filho (PSD-MS), participaram nesta Segunda-Feira (12) em Assunção do Seminário de Integração da Infraestrutura de Transporte Rodo-ferroviário da América do Sul.
O governo do país vizinho cogitou a possibilidade de construir paralelamente uma estrada de ferro, que vai cortar todo o território paraguaio até se conectar com a ferrovia argentina na cidade de Salta. Outra novidade é o projeto de construção da ponte do rio Paraguai, em Porto Murtinho, que possibilitará o trajeto rodoviária bioceânica que passa por Mato Grosso do Sul até chegar aos portos do Chile.
O corredor bioceânico tem o intuito de reduzir em 17 dias o trajeto de viagem das commodities de Mato Grosso do Sul até o mercado asiático, embarcando nos portos do Chile, ao invés de usar os portos de Paranaguá (PR) ou de Santos (SP).
O andamento da obra será construída pela Itaipu, e estima-se que o gasto será de R$ 290 milhões, com o prazo de término em 2023. O senador Nelson Trad relatou que o acesso da BR-267 até o local de construção da ponte, tem o trecho de 11 quilômetros e será feito pelo governo brasileiro, com recursos já reservados no Plano Plurianual (PPA).