Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Bem-Estar Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 11:43 - A | A

Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 11h:43 - A | A

Coluna Bem-Estar

3 dicas para quem quer começar a praticar tiro esportivo

Por Thais Hott

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que levar em consideração quando ainda não se tem a prática de manusear os instrumentos de tiro esportivo

luliska/iStock

ColunaBem-Estar

..

O tiro esportivo é uma modalidade que combina precisão e uma grande habilidade de controle mental, testando seus atletas em diferentes desafios que envolvem acertar alvos a diversas distâncias utilizando armas variadas. Para quem nunca praticou antes, manusear uma arma de fogo pode se provar um grande desafio – mas a prática leva à perfeição.

O esporte pode ser praticado com armas de fogo reais ou com variações de ar comprimido, que costumam se adequar melhor aos novatos. As categorias mais populares são a de pistolas e de carabinas, duas armas de diferentes calibres que proporcionam desafios totalmente distintos aos praticantes.

Para começar a praticar do jeito certo e garantir uma experiência mais proveitosa, confira algumas dicas básicas para quem ainda está iniciando no esporte:

Procure instrução profissional

O tiro esportivo é um esporte relativamente complexo, já que envolve o manuseio de equipamentos bem específicos que também podem ser perigosos, quando não utilizados da forma correta. O ideal para quem quer começar a praticar com frequência é realizar algumas aulas teóricas e práticas previamente, pois esse é o melhor jeito de se inteirar no básico.

Essas aulas ensinam tudo que os atiradores precisam saber sobre as armas que vão utilizar e também orientam a todos sobre as regras do esporte – afinal, também é necessário seguir algumas diretrizes para manter uma boa convivência com os outros praticantes.

Escolha uma arma adequada

O processo de aprendizado no tiro é gradual e exige que as pessoas tenham paciência. Não é possível escolher qualquer tipo de arma para começar a praticar, já que algumas são mais complexas do que outras. O ideal é sempre optar pela alternativa mais fácil e adequada para os iniciantes, que seriam as pistolas.

Por ter um calibre menor, as pistolas são mais fáceis de manusear, principalmente devido ao seu baixo nível de coice. Escolher uma carabina ou uma magnum sendo iniciante não é muito prudente, pois essas são armas com alto poder de fogo que exigem técnicas bem específicas para aguentar o tranco.

Conforme se ganha experiência, já é possível passar para uma carabina de pressão e outros modelos com desafio crescente.

Utilize os equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança não são opcionais e precisam ser utilizados em toda sessão de treino para garantir uma experiência mais satisfatória. Isso inclui óculos de proteção, protetores auriculares e miras adequadas para cada tipo de desafio.

Tiros podem ser bem barulhentos, por isso os protetores auriculares são essenciais para proteger a audição do atirador. Já as miras elevam a performance do atirador, garantindo mais precisão em cada tiro – um recurso que faz bastante diferença para aqueles que possuem pouca experiência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS