José Roberto Almeida/Capital News
Secretário de Administração de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto de Assis
O Governo de Mato Grosso do Sul lança o Plano Estadual de Compras Governamentais 2016 (ComprasGov), na quinta-feira (1º), às 14h, durante evento organizado pelo Sebrae no Buffet Murano, localizado na avenida Afonso Pena, 4557. A ideia é fortalecer a participação dos empresários do Estado nos processos licitatórios da administração.
A proposta é inédita em Mato Grosso do Sul e permite que as empresas tenham tempo na preparação para participar dos processos licitatórios. O ComprasGov permite maior eficiência do gasto público por meio da economia de escala, geram qualidade e garantir produtividade máxima dos recursos aplicados para obtenção de menor custo unitário com maior benefício. A lista apresenta mais de seis mil itens entre eles canetas, copos descartáveis, armamentos e munições, combustível, material didático até veículos e embarcações.
De acordo com o responsável pela elaboração do Plano, o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, explica que além de incentivar o crescimento sustentável fomentando a economia local, a medida pretende desburocratizar as compras governamentais, antecipando as informações para que os empresários sul-mato-grossenses, especialmente os micros e pequenos, responsáveis por 95% das empresas em Mato Grosso do Sul, possam concorrer em pé de igualdade aos grandes empresários nacionais. “É uma ação que terá reflexo direto em nossa economia. Quando o Governo compra do empresariado local, estimula o empreendedorismo, aquece a economia, gera emprego e renda para a população e incrementa a arrecadação”, pontua Assis.
O Governo ainda lançará oficinas para ensinar o empresariado a vender para o Estado. “Já temos turmas fechadas em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. Queremos que os empresários do estado sejam nossos parceiros. Vamos colocar toda nossa estrutura a disposição e abriremos quantas turmas forem necessárias para capacitá-los”, antecipou.
No lançamento estarão presentes o Governador Reinaldo Azambuja e os secretários de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaime Verruck e Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.