A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República aprovou um dos três cenários de investimentos elencados pela equipe técnica para ser aplicado no Aeroporto “Francisco de Matos Pereira”, de Dourados. O pré-projeto prevê capacidade para receber aeronaves do porte de Boeings 737- 800, com 80% de sua capacidade de carga. Técnicos da Secretaria de Aviação Civil prevêem início da licitação das obras para outubro ou novembro.
Para receber essas aeronaves, será preciso: prolongar a pista por mais 175 metros, já que atualmente ela é de 1.950; alargar para 45 metros; investir em tecnologia para as operações por instrumentos; construir um novo pátio e um novo terminal de passageiros com 1.215 metros quadrados. O projeto será confeccionado em 30 dias. O próximo trâmite é a avaliação pelo Banco do Brasil (órgão executivo desses investimentos), que deve aprovar em mais 15 dias. A licitação ocorrerá em regime especial, ou seja, mais rápido.
Outros investimentos
Já está empenhado em favor do Governo do Estado o valor de R$ 3.849.881,11 para as outras obras de ampliação e revitalização do aeroporto de Dourados. Os recursos serão destinados para a revitalização da pista de pouso e decolagem, além de sinalização horizontal e vertical.