O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho assina amanhã a ordem de serviço das obras da Via Morena, etapa Duque de Caxias. Serão investidos R$ 13,946 milhões, recursos obtidos junto ao governo Federal, com contrapartida da prefeitura municipal. A Orla Morena se encontra, ao fim do percurso, com o futuro Centro Municipal de Belas Artes, que dará nova destinação à obra abandonada do terminal rodoviário, no bairro Cabreúva.
A assinatura da ordem de serviço está marcada para as 9 horas, na Avenida Duque de Caxias com Rua Manoel Ferreira (quase em frente à Vila da Base Aérea). O prefeito destaca que essa é mais uma adequação voltada para a mobilidade urbana que deixará Campo Grande mais preparada para o futuro. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, nessa etapa da Via Morena, o trecho entre as avenidas Duque de Caxias e a Júlio de Castilho será adequado e incorporará a faixa de domínio da antiga rede ferroviária.
O projeto prevê também a reserva da faixa do canteiro central ao transporte coletivo urbano, uma ciclovia, calçada para pedestres, sinalização horizontal e ainda paisagismo e arborização. A intervenção entre as duas avenidas pretendem melhorar a distribuição do fluxo de veículos. O percurso, de 4,5 quilômetros de extensão, terá a iluminação pública reformulada e ainda integrará o Largo do Mirante e a revitalização da Praça do Aviador. Na Júlio de Castilhos, a obra se integra ao projeto da Orla Morena, de revitalização do corredor ferroviário na Avenida Noroeste, com a implantação de um parque linear que promoverá a preservação de um dos principais eixos de desenvolvimento histórico de Mato Grosso do Sul.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)