O governo, por intermédio da Secretaria Estadual de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), realiza nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a 3ª Oficina de Trabalho do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul (ZEE-MS), em que serão apresentadas as últimas sugestões para a Primeira Aproximação do Zoneamento.
A realização da oficina tem como principal objetivo fazer a apresentação final da Primeira Aproximação do ZEE-MS para representantes das entidades governamentais e não governamentais, bem como à população sul-mato-grossense, sobre o Documento Base da primeira etapa do projeto, que está sendo realizado no Estado como um importante instrumento de gestão do uso e ocupação do território sul-mato-grossense.
O Zoneamento Ecológico-Econômico tem por objetivo criar condições para que as atividades sociais e econômicas sejam adequadamente distribuídas com efetiva postura de conservação ambiental. Foi lançado oficialmente em março de 2007, como ferramenta de planejamento estratégico do Estado. Desde seu lançamento, já foram promovidas duas oficinas de trabalho com entidades parceiras para discussão de propostas da Primeira Aproximação do ZEE-MS.
O projeto já foi apresentado para todos os prefeitos municipais e, ainda, para representantes de 43 entidades não governamentais e do governo. Também foram realizadas 31 reuniões setoriais sobre o Zoneamento, com diversos segmentos da sociedade civil.
Após a 2ª Oficina de Trabalho do ZEE-MS, realizada 30 de junho deste ano, com a participação de 25 entidades parceiras, o governo criou o site oficial www.semac.ms.gov.br/zeems , com o documento base da Primeira Aproximação do projeto, para consulta pública. Milhares de pessoas acessaram a página enviando diversas sugestões para a Coordenação Estadual do ZEE-MS, na Capital.
Segundo o coordenador estadual do ZEE-MS, Sérgio Yonamine, este será o último encontro da primeira etapa do Zoneamento, para que todos possam contribuir com suas sugestões. “A metodologia, os critérios e as recomendações [sobre o documento] já foram aprovados. Vamos receber as últimas proposições - que sejam objetivas e específicas, para o fechamento desta Primeira Aproximação do ZEE-MS”, explicou Yonamine.
Participam da 3ª Oficina os diversos parceiros que integram a Rede do ZEE-MS, entre eles: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS); Sindicato das Indústrias de Fabricação do Álcool de Mato Grosso do Sul (Sindal-MS); Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Federasul); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems); Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); MS-Gás, Sanesul; fundações; secretarias de Estado; prefeituras municipais, universidades, dentre outros.
Mais informações na sede do ZEE-MS, pelo fone: (67) 3318-7150 ou pelo e-mail: [email protected] .