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Cotidiano Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021, 11:51 - A | A

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Investimento

Projeto de viabilidade da relicitação da ferrovia Malha Oeste será financiado pela CAF

Operação foi aprovada recentemente e totaliza US$ 3 milhões

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Projeto de viabilidade da relicitação da ferrovia Malha Oeste será financiado pela CAF

Operação foi aprovada recentemente e totaliza US$ 3 milhões

 

O Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF – Corporación Andina de Fomento) aprovou a operação de US$ 3 milhões para custear a elaboração do projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste. A nova licitação foi recomendada no PPI (Programa de Parceria de Investimentos) no início de dezembro.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, “É mais uma fase da relicitação da Malha Oeste ocorrendo, depois da aprovação da qualificação do projeto no PPI. O governo do Estado já está disponibilizando as informações necessárias, como volume de carga, para que seja estabelecida a viabilidade do projeto. Esse era um passo previsto, no entanto muito importante para que se dê prosseguimento ao processo”, destaca.

 

Ainda conforme o secretário, são ao todo 1.973 quilômetros de linhas em bitola de 1 metro que precisam de reforma completa. A vantagem é que não há necessidade de desapropriação de áreas nem licenciamento ambiental, pois a ferrovia já está implantada.

 

Sobre a viabilidade do projeto, Verruck destaca o fluxo de 300 caminhões carregados de minério que partem diariamente de Corumbá rumo aos portos do Atlântico, transitando pela rodovia BR-262, que tem o traçado paralelo à ferrovia. A Malha Oeste é controlada pela Rumo, que também detém as concessões das Malhas Paulista, Norte, Central e Sul. Ainda segundo o secretário, “Todo esse material poderia ser, tranquilamente, transportado pela ferrovia, se houvesse condições”. Há ainda demanda para transporte de eucalipto, celulose e combustível, pontua.

 

O CAF contratará os consultores junto ao setor privado, além de agregar, ao projeto, a expertise do banco em projetos de infraestrutura e financiamentos, em conjunto com a equipe do governo federal. O procedimento licitatório será executado pela ANTT, assim como acontece nas demais concessões de ferrovias. O cronograma preliminar do projeto prevê a contratação dos consultores para a realização dos estudos no primeiro semestre de 2021 e a publicação do edital e leilão da nova concessão no primeiro semestre de 2023.

 

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