Após reunião , com produtores rurais nesta quinta-feira (17), os índios Guarani Kaiowá começaram as invasões das propriedades em Mato Grosso do Sul. No município de Antonio João, próximo da fronteira com o Paraguai uma propriedade foi ocupada na madrugada de hoje.
“Tudo isso já é reflexo do anúncio dessas portarias pela FUNAI”, comentou Ademar Silva Junior, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL). Na quinta-feira, os produtores rurais se reuniram com o governador do Estado, André Puccinelli, para debater as ações que seriam tomadas contra as portarias que constituem grupo técnico com objetivo de realizar estudos antropológicos em 26 municípios de Mato Grosso do Sul.
Essas portarias já trazem um clima de guerra para o estado, apontou o presidente da FAMASUL. A vistoria atingirá os municípios de Amambaí, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.