Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Abril de 2025



Cotidiano Quarta-feira, 16 de Abril de 2008, 16:28 - A | A

Quarta-feira, 16 de Abril de 2008, 16h:28 - A | A

Puccinelli recebe homenagem da Associação Okinawa

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (JG)

A Associação Okinawa de Campo Grande homenageou hoje (16) o governador André Puccinelli pela parceria nas atividades do grêmio, especialmente o apoio na comemoração do centenário da imigração japonesa ao Brasil. Uma comissão formada por mais de 20 associados esteve na Governadoria para presentear André.

A lembrança escolhida é uma estátua em cerâmica representando a figura de um leão, animal símbolo da província japonesa de Okinawa. A peça foi confeccionada na fábrica da própria associação.

No dia 2 de abril o governo do Estado assinou convênios com instituições da colônia japonesa repassando em torno de R$ 590 mil para a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira e a Associação Campo-Grandense de Beisebol. Os recursos estão sendo investidos na implantação de centro de atividades culturais, atendimento de saúde e cidadania e na adequação de um campo esportivo.

O presidente da Associação, Jorge Joji Tamashiro, informou ao governador André Puccinelli que a vice-governadora de Okinawa, Katsuko Asato, e o presidente da Assembléia Legislativa de província devem vir a Campo Grande nos dias 27 e 28 de agosto. A visita é mais uma das atividades alusivas ao centenário. Uma recepção está marcada para acontecer na sede da associação. Os dirigentes pediram apoio do governador para obras de melhoria do acesso ao prédio, especialmente rampas para cadeirantes.

No dia 3 de setembro, brasileiros e japoneses têm outro importante evento de confraternização para celebrar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes. A seleção juvenil de beisebol do Japão se apresenta na Capital contra uma seleção formada por jogadores da Seleção Brasileira e Seleção Sul-Mato-Grossense. André, que no dia 2 havia ganho de presente da comunidade uma bola de softbol, foi presenteado hoje com uma bola de beisebol, menor e mais leve.

Viagem

O governador informou que tem interesse em incluir Okinawa no roteiro da viagem que faz no próximo mês ao Japão. Ele avalia a possibilidade de ir até a província depois de passar por Nagoya. A notícia animou a comunidade oriunda de Okinawa que reside em Campo Grande. Segundo Jorge Tamashiro, o governo local ficaria muito satisfeito com a visita e, se confirmada, deverá preparar uma boa recepção para o governador sul-mato-grossense.

Do encontro nesta manhã, participaram também o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros e o vereador Celso Ianase.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS