As cirurgias ortopédicas pelo SUS ganharam reforço com a contratualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Costa Rica. A nova parceria busca atender a alta demanda e reduzir a judicialização do acesso a esses procedimentos.
Os atendimentos começaram em 24 de março, incluindo cirurgias de prótese de quadril, joelho e reposição de ligamento e menisco. Nos primeiros quatro dias, 36 procedimentos foram realizados. As avaliações clínicas iniciaram no fim de fevereiro, beneficiando pacientes de Costa Rica e região.
A medida faz parte da estratégia de regionalização da saúde, garantindo que cidades vizinhas a centros de alta complexidade absorvam atendimentos de média complexidade. Assim, pacientes podem realizar procedimentos mais próximos de casa, enquanto hospitais de referência, como Três Lagoas, se dedicam a casos mais graves.
Além das cirurgias ortopédicas, Costa Rica também ampliou os atendimentos especializados em retina pelo programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes passaram por avaliação, com 47 realizando aplicações oculares. O serviço inclui exames, injeções intravítreas, laser e vitrectomia, promovendo um tratamento completo e acessível.