Campo Grande 07:51:08 Sexta-feira, 04 de Abril de 2025



Saúde e Bem Estar Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 14:58 - A | A

Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 14h:58 - A | A

Costa Rica

Costa Rica inicia cirurgias ortopédicas e procedimentos oftalmológicos pelo SUS

Programa estadual amplia acesso a procedimentos e reduz deslocamentos de pacientes na região Leste

Vivianne Nunes
Capital News

Com alta demanda e frequente judicialização, as cirurgias ortopédicas do SUS em Mato Grosso do Sul ganharam reforço nesta semana com a contratualização entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Costa Rica. Desde segunda-feira (24), o hospital passou a realizar procedimentos como próteses de quadril, joelho e reposição de ligamento e menisco. Até quarta-feira (27), foram feitas 36 cirurgias, beneficiando pacientes da própria cidade e de municípios vizinhos.

A ação integra o programa estadual “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que visa descentralizar e ampliar o acesso a atendimentos especializados. Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, o foco é implementar o princípio da regionalização: "A ideia é que os centros de alta complexidade fiquem com os casos mais graves, enquanto cidades como Costa Rica assumam as cirurgias de média complexidade, oferecendo o atendimento mais perto de casa".

O secretário de Saúde de Costa Rica, Daniel Raykson Lemos Santos, destaca que a parceria com o Governo do Estado tem sido essencial: "Reduzimos a fila de espera e evitamos o deslocamento dos pacientes para outros municípios. Além disso, ampliamos a capacidade de atendimento para outras regiões do Estado”.

Além das cirurgias ortopédicas, Costa Rica iniciou também, nesta semana, o atendimento oftalmológico especializado em retina, com avaliações, aplicações oculares e outros procedimentos avançados. Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes passaram por avaliação e 47 receberam aplicações.

Esses serviços antes estavam disponíveis apenas em Campo Grande, no Hospital São Julião, e serão ampliados também para Fátima do Sul a partir de 4 de abril. A oferta inclui exames de imagem, injeções intravítreas, tratamento com laser e até vitrectomia, oferecendo um cuidado completo para doenças oculares mais complexas.

Com a expansão do programa Mais Saúde, Menos Fila, a SES fortalece o atendimento regionalizado e aproxima a saúde de média e alta complexidade da população, garantindo mais eficiência e conforto para os usuários do SUS em Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS