Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 13:44 - A | A

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 13h:44 - A | A

Projeto Navio

Inovação em saúde ribeirinha garante prêmios e promete impacto histórico em 2025

A próxima edição terá 21 dias, ampliando o alcance e o impacto das ações de saúde

Viviane Freitas
Capital News

Após conquistar o segundo prêmio consecutivo, o Projeto Navio se prepara para sua terceira missão, que terá início em janeiro de 2025. A expedição, que atende comunidades ribeirinhas, percorrerá o trajeto de Ladário a Porto Murtinho, oferecendo serviços médicos, odontológicos, vacinação, exames e ações de vigilância em saúde. A missão tem previsão de duração de 21 dias e busca proporcionar uma abordagem integrada de saúde única para as populações atendidas.

O foco do projeto vai além da saúde humana, abrangendo também a saúde animal e ambiental. Durante as missões, são realizadas atividades educativas, como a distribuição de filtros de barro e hipoclorito para conscientizar sobre a qualidade da água. Além disso, o projeto reforça a importância da vacinação e oferece orientações práticas que impactam diretamente a qualidade de vida das comunidades.

Na última missão, aproximadamente 500 atendimentos foram realizados, e a equipe espera superar esse número na próxima expedição. "Estamos indo para a terceira edição e com isso incorporando mais pessoas, mais tecnologia, mais inovações e projetos que possam efetivamente melhorar as condições de vida e saúde dessa população", afirma a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Em reconhecimento ao impacto positivo do projeto, o Navio foi premiado recentemente em dois importantes concursos. Em outubro, conquistou o segundo lugar no Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela ENAP. O prêmio destacou a eficiência do projeto em promover o acesso a serviços de saúde de qualidade para as populações mais remotas do estado.

Além disso, em novembro, o Projeto Navio foi vencedor do XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, conquistando o 2º lugar no Eixo Inovação e Sustentabilidade. “As premiações reconheceram a excelência da iniciativa ao fortalecer a gestão pública, destacando a inovação da Coordenadoria de Saúde Única, a primeira no Brasil com essa abordagem integrada”, finaliza a Coordenadora de Saúde Única, Danila Frias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS