Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025


Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025, 14:09 - A | A

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025, 14h:09 - A | A

Saúde

Programa de saúde rural possibilita diagnóstico e tratamento precoce de câncer de próstata

Iniciativa do Senar/MS leva atendimento gratuito à comunidades afastadas dos centros urbanos

Vivianne Nunes
Capital News

O Senar/MS marcou a vida do produtor rural Jair de Almeida, morador da zona rural de Bodoquena, ao detectar precocemente um câncer de próstata durante uma edição do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural. Essa iniciativa leva atendimentos médicos gratuitos às comunidades afastadas dos centros urbanos, contribuindo para que pacientes recebam diagnósticos essenciais e iniciem tratamentos imediatos.

Jair, que tinha 66 anos na época e não apresentava sintomas, participou da ação de saúde após ser informado pela sua agente de saúde sobre a visita do programa à região. Durante uma palestra sobre prevenção ao câncer, ele relatou que "a equipe estava explicando no telão como o tumor se desenvolvia. Me chamou atenção quando comentaram que no estágio inicial, o câncer não aparece no exame de sangue. Nessa situação tinha que ter o toque. Foi quando me decidi a passar pelo médico", relembra.

Após a consulta, o médico, levando em consideração o histórico familiar do produtor, recomendou o exame de toque retal, que apontou alterações na próstata. A realização de exames complementares e a biópsia confirmaram o diagnóstico, permitindo que Jair iniciasse o tratamento com rapidez. "O programa para mim foi às mil maravilhas porque eu poderia estar hoje com a doença em estágio bem mais avançado sem saber. Por isso eu agradeço ao Senar e à equipe que cuidou de mim. Abaixo de Deus, agradeço ao Senar por ter mostrado meu problema e o caminho da recuperação", declarou.

Atualmente, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, que tem atuado desde 2016, já atendeu mais de 40 mil pessoas e realizou 50 mil procedimentos, incluindo consultas e exames em especialidades como ginecologia, urologia, pediatria, oftalmologia e dermatologia. Em 2023, foram incorporadas novas ações, como a realização de biópsias de pele em parceria com secretarias municipais para o diagnóstico de câncer de pele em trabalhadores do campo, e consultas com médicos clínicos gerais para acompanhamento de doenças crônicas.

Para 2025, o programa está previsto para realizar 39 edições, o maior número desde sua implantação, e seguirá expandindo sua atuação em municípios rurais. Neste mês, as ações de saúde rural passarão por Bodoquena, Laguna Carapã e Alcinópolis. Os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural do seu município, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para realizar a ficha de inscrição.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS