A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará nesta sexta-feira (20) uma ação de bloqueio contra o vírus da raiva em residenciais da região urbana do Bandeira, em Campo Grande. A iniciativa ocorre após a confirmação de seis morcegos infectados com o vírus em 2024, incluindo um caso recente no condomínio Damha.
No dia 15 de dezembro, um morcego infectado foi encontrado em uma residência do condomínio. O animal foi recolhido pelo CCZ e, após análise laboratorial, a presença do vírus foi confirmada em 18 de dezembro. Por isso, a vacinação antirrábica de cães e gatos e ações educativas com os moradores serão realizadas nos condomínios da região.
A Sesau orienta que morcegos, vivos ou mortos, não devem ser tocados. Caso um morcego seja encontrado, o animal deve ser isolado com um recipiente e o CCZ deve ser acionado. Em situações de contato direto com o morcego, como mordidas ou arranhões, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. Animais domésticos que entrem em contato com morcegos devem ser levados ao CCZ para avaliação.
A raiva é uma doença viral grave e quase sempre fatal, transmitida pela saliva de animais infectados. Mamíferos, incluindo morcegos, podem transmitir o vírus, sendo essencial a vacinação anual de cães e gatos, mesmo os que vivem exclusivamente dentro de casa. No verão, o risco de contato com morcegos aumenta devido ao período de reprodução e maior atividade dos animais. Este ano, o CCZ já recolheu 541 morcegos, sendo seis diagnosticados com raiva.
Para recolhimento de morcegos ou dúvidas, o CCZ disponibiliza atendimento pelos telefones (67) 3313-5000, (67) 2020-1794 (plantão) e WhatsApp (67) 99142-5701. A vacinação e a conscientização são medidas essenciais para proteger a população e os animais.