Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024


Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 07:52 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 07h:52 - A | A

Último dia

Último dia da campanha de vacinação intensifica proteção a adolescentes

SES promove imunização nas UNEIs de Mato Grosso do Sul, até o dia 18 de outubro, garantindo acesso à saúde e prevenção de doenças

Fernanda Oliveira
Capital News

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Imunização, realiza até o dia 18 de outubro uma campanha de intensificação da vacinação nas Unidades Educacionais de Internação (UNEIs) do estado. Essa iniciativa tem como objetivo garantir que os adolescentes cumpram medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade recebam as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As medidas socioeducativas aplicadas a jovens em regime de internação são de responsabilidade da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com nove unidades socioeducativas distribuídas em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. A vacinação ocorrerá nesses locais, garantindo que todos os adolescentes internados tenham acesso às vacinas.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a estratégia de vacinação será realizada de forma intersetorial, envolvendo as equipes de Imunização Estadual e Municipal, a Gerência de Atenção à Saúde do Adolescente e a Superintendência de Medidas Socioeducativas. Ana Paula enfatizou que o objetivo é garantir o acesso integral à saúde dos adolescentes, oferecendo vacinas como forma de proteção contra doenças imunopreveníveis. Ela também ressaltou a importância de promover ações inclusivas que garantam o direito à saúde dessa população vulnerável, reafirmando a necessidade de estratégias equitativas.

A campanha seguirá as orientações do PNI, respeitando o calendário vacinal estabelecido para a faixa etária dos jovens. Serão ofertados os seguintes imunizantes:

HPV;
Dupla adulto (difteria e tétano) – dT;
Influenza (gripe) anual;
Meningocócica conjugada ACWY ou C;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Dengue;
Raiva;
Hepatites A, B ou A e B;
Febre Amarela; e
Covid-19.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS