Seis escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul (REE/MS) foram vencedores do Prêmio Escolar Coopera Cerrado, realizado pelo Instituto Brasilieiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável pelo Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II.
As escolas atingiram o patamar de premiação super, com valor de R$ 8 mil, obtendo pontuação acima de 450 pontos. Em segundo lugar ficou o time Bem-te-vi, da Escola Estadual Maria de Lourdes de Toledo Areias da Capital, com 2.160 pontos. No 4° ficou o time Anta, da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin de Três Lagoas com 1.390 pontos. O time Baru, da Escola Estadual Jorge Amado de Chapadão do Sul, ficou na 9° lugar, obteve 905 pontos.
Já a 11ª posição foi da equipe Araça, da Escola Estadual Paulo Eduardo de Souza Firmo, do Assentamento Eldorado, em Sidrolândia, com 580 pontos. Na 12ª colocação ficou o time Capivara, da Escola Estadual Professor Ezequiel Balbino, de Anaurilândia, com 580 pontos. E a equipe Gavião terminou na 13ª colocação, representando a Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, de Campo Grande, com 500 pontos.
Time Bem-te-vi
A Escola Professora Maria de Lourdes Toledo Areias adotou o nome do seu time como Bem-te-vi. O projeto foi direcionado tanto ao Ensino Fundamental como ao Ensino Médio, composto por seis etapas para conclusão da jornada de aprendizagem, intercaladas à realização de missões, desafios, interações, teias e debates (cine partilha), sob coordenação da facilitadora Marjolly e a educomunicadora Mariane.
Na primeira etapa, o time aprendeu sobre os tipos de solo e o preparo para usá-lo na horta agroflorestal e horta vertical da unidade escolar. Na segunda, o ensinamento foi sobre o que são sementes, seus tipos e como quebrar sua dormência. Foi realizada uma campanha de coleta de sementes e produziram mandalas usando as sementes recebidas.
A terceira etapa foi sobre resíduos, onde os estudantes compreenderam a importância da separação adequada e reciclagem. Viram também sobre a compostagem e fizeram a própria composteira com restos de alimentos da escola e trazidos de casa pelos estudantes.
Durante a quarta etapa, foi analisado o aparecimento de características desfavoráveis nas plantas, como folhas secas e murchas, e diagnosticar seu problema exemplo: falta de cálcio, ferro ou água.
Na quinta etapa, ocorreu o Dia de Campo na Chácara Catavento. Nesse dia, os estudantes puderam observar uma propriedade rural sustentável e acompanhar a explicação do proprietário sobre as atividades realizadas, o processo de recomposição de áreas degradadas e desenvolvimento de microrganismos eficientes.
Outro destaque foi “Organização da Caixa Agrícola”, com a seleção de materiais e envio e recebimento para outra escola participante do projeto para que ela soubesse como estava sendo a experiência, realizando, assim, a troca de materiais e compartilhamento de saberes.
Ápice do projeto PRS Cerrado foi o planejamento e a execução de um desafio com o propósito de resolver algum problema ambiental da região. Foi realizada campanha, com o apoio do Corpo de Bombeiros, para sensibilização contra as queimadas em terrenos baldios.
Time Araça
O time Araça, da Escola Paulo Eduardo de Souza Firmo, contou com o apoio e gerência da facilitadora Edinéia Lazarotto Formagini e do educomunicador Sergio Montier Onça.
A escola formou uma equipe de 7 professores (da área das Ciências da Natureza e Itinerário Formativo Técnico Profissional) e cerca de 30 estudantes do Ensino Médio, pertencentes aos períodos matutino, vespertino e noturno da Escola Polo.
“O projeto consiste em possibilitar ações práticas e reflexivas na escola, que despertem o interesse e o compromisso social pela preservação do Bioma de Cerrado”, menciona a professora de Práticas Inovadoras Tania Aparecida de Paula Servim, coordenadora do projeto.
Para tanto, a equipe participou de diversas atividades da competição Coopera Cerrado. As escolas precisavam interagir entre si para ganharem pontuações e cumprir desafios que envolviam as experiências adquiridas por meio das visitações e dinâmicas realizadas pelos facilitadores.
A escola receberá uma premiação no valor de R$ 8 mil que será convertida em forma de projeto permanente para que as experiências possam ser multiplicadas e corroborem para uma ampliação das práticas sustentáveis na comunidade local.
O PRS – Cerrado
O projeto é financiado pela Cooperação Técnica BR-T1409 aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional.
Com um arranjo institucional inovador, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiárias, executores e apoio científico, o projeto é resultado de parcerias. Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.