O Stand da PrefCG instalado na 83ª Expogrande garantiu uma programação repleta de novidades aos empresários da Capital, que buscam conteúdos que visem debater, ampliar horizontes, promover integração, gerar relacionamentos profissionais, fortalecer o empreendedorismo e as relações comerciais com mercado nacional e internacional.
Já na quinta-feira (20) foi a Ferti Química quem contorno como os 3Fs (fé, força e foco) transformaram a vida deles. “Esses 3 Fs sempre caminharam conosco. Meus pais faleceram muito jovens, então eu precisoi começar a trabalhar muito cedo. Eu e o Fabio sempre juntos. Entramos na faculdade, nos formamos, eu atendimento como fisioterapeuta e ele nesta área de fertilizante, então ele batia porteira de segunda a segunda. Aí a empresa que ele estava fechado. Nesse tempo, um amigo dele o incentivou a continuar trabalhando. Ele começou a fazer os produtos dentro de uma caixa d'água. Hoje, temos mais de 100 produtos, todos apresentados por nós e atendemos de pequenos a grandes produtores. Somos uma indústria totalmente sul-mato-grossense”, falou Marcela Gomes.
No mesmo dia, o assessor do segmento agro do Sicredi, Vidal Subtil, falou como os pequenos produtores podem aproveitar o sistema de associativismo e crescer seu negócio. “Eu entendo que estar aqui no Stand PrefCG durante o lançamento da festa do queijo é uma oportunidade ímpar para falarmos de cooperativismo, de cooperativa, de resgatarmos essa essência de cooperação. A sociedade tem essa necessidade de se agrupar. E esse é o nosso lema, quando se trata do agro mais ainda, preservando nossa essência já que somos um país agro, temos que respeitar o setor primário, senão o antes e depois da porteira não funciona”, disse.
A noite fechou com as dicas de turismo do Cristevan Frederico Veloso, da Trilhas MS. “O segmento de turismo de natureza aqui no nosso município e região têm várias atividades como caminhadas, trilhas, rapel, voo de parapentes, paraquedismo… São mais de 50 cachoeiras em Campo Grande e seu entorno”, afirmou.
Já na sexta-feira (21), o talk começou com Pedro Targino, do Sistema 67 Prime. Ele relatou para o público presente que a empresa iniciou seu projeto como qualquer outra, no fundo de casa, na base familiar, vendendo para os amigos. “Tive a necessidade de oferecer um produto de ponta. A gente sempre ouviu desde criança que o que é bom vai pra fora, é exportado, e não tínhamos acesso a essa matéria prima. Então nós fomos buscar o SIM (Selo de Inspeção Municipal) para a nossa empresa e aí foi o início de tudo, o início de um grande negócio”, disse.
Depois foi a vez de Erva Mate Campão contar sua trajetória. Como muitos, eles contam que “começaram na raça”! “Vendemos um carro e aí começamos a Campão. Aproveitamos a moda do tereré pelo Brasil afora, com a novela Pantanal, na pandemia também, muita gente postava tomando tereré e fomos trabalhar com esse patrimônio histórico do Mato Grosso do Sul. Buscamos as melhores ervas e chegamos a um produto de extrema qualidade que tem sabor, não tem aquele amargo no fundo”, contou Rubia da Campão.
A noite fechou com @pedemolequegourmet. A Fernanda Maresio contou que ela e o marido precisaram se reinventar na pandemia e assim surgiu o negócio. “A gente fazia para nossos amigos, para as visitas e as pessoas diziam ‘isso aqui é muito bom’. E não pensávamos nisso, até que veio a pandemia e a gente precisou se reinventar. Foi quando começamos a empresa com apenas uma receita e depois fomos desenvolvendo o nosso pé de moleque, que não é igual aquele que você conhece quando criança, que é duro, mas o nosso é macio, com o melhor amendoim”, disse.
No sábado (22), o Jander Padilha, proprietário da empresa Bellamoni Sorvetes, contou mais uma história de sucesso que nasceu na incubadoras da prefeitura. “Nós ficamos três anos dentro da incubadora, onde recebemos apoio na parte nutricional, parte técnica, foi essencial para o nosso crescimento e consolidação do nosso sonho. Estar aqui hoje é muito gratificante e estou aqui hoje para motivar outros empreendedores que procuram a Prefeitura para profissionalizar os projetos“, conta.
Em seguida, o publicitário e palestrante Felipe Todesco, falou sobre a importância de uma boa oratória para se posicionar no mercado. “A oratória faz parte de todas as áreas profissionais, ela consegue elevar seu patamar, alavancar suas vendas. Poder falar disso em um lugar com esse Networking que estamos expostos aqui, com empresas e histórias de vários lugares e segmentos, é um momento muito valioso“ declarou.
A representante do grupo La Papelera, de embalagens da Bolívia, Yessika Janeth, contou um pouco da história da empresa e o interesse de entrar no mercado de Campo Grande. “Queremos muito entrar no Brasil, iniciando esse caminho por Campo Grande onde vimos muitas oportunidades. Podemos fazer qualquer tipo de produto com nossas embalagens, uma casa completa, nossa cadeira, por exemplo, aguenta até 1 tonelada e cremos que vamos agregar muito no mercado brasileiro“, concluiu.