A unidade de co-geração de energia da usina termelétrica (UTE) Passa Tempo, inaugurada dia 19 pela empresa Biosev, no município de Rio Brilhante (MS), será capaz de produzir até 50 MW de energia elétrica excedente, o que é suficiente para abastecer uma cidade com população de até 300 mil habitantes.
Com o início da operação da usina no município, em 2008, 77,8 MW gerados são usados para abastecer a UTE; agora, com a inauguração da unidade de co-geração, a usina passa a ser mais eficiente na produção de energia. Para tanto, o empreendimento contou com investimentos de R$ 163 milhões, com aporte financeiro do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).
A Passa Tempo usa como combustível o bagaço de cana – obtido após a moagem para a fabricação de açúcar e etanol - proveniente do processo de produção. O processo é diferenciado em relação ao das demais térmicas que, em vez do bagaço, fazem uso de carvão ou gás natural. A eletricidade é gerada por meio do aquecimento das caldeiras produtoras de vapor, que movimentam as turbinas responsáveis pela geração da energia.
A Biosev é uma das 24 empresas associadas à Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), cuja toda produção de cana-de-açúcar moída atualmente no Estado está ligada à entidade. “O setor sucroenergético do Estado produz bioeletricidade equivalente a todo consumo residencial da população sul-matogrossense, e o fato de a Passa Tempo co-gerar energia, de forma sustentável, prova que é possível aliar a expansão do setor sucroalcooleiro à preservação ecológica”, acredita o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho.
A UTE possui, ainda, um sistema de transmissão de interesse restrito (linhão) com aproximadamente 76 quilômetros de extensão, interligado à Subestação Sidrolândia, de propriedade da Brilhante Transmissora de Energia, que irá receber a energia exportada, conforme definido no leilão A-3 de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em períodos de entressafra ou de baixo estoque de bagaço, a UTE poderá operar com menor capacidade, com apenas uma ou duas unidades geradoras.
Segundo Evandro Pause, COO da Biosev, a inauguração da UTE Passa Tempo é mais uma comprovação da qualificação dos ativos da empresa. "Além de garantir a produção de energia para consumo próprio da nossa usina, o investimento da companhia nesta co-geração também reforça nossa preocupação em fornecer energia limpa e sustentável para o desenvolvimento do País e das regiões onde atuamos", explica.
Hoje, com o início da operação da UTE Passa Tempo, a Biosev amplia sua capacidade de cogeração e as 12 termelétricas da empresa podem gerar mais de 540 MW, capazes de abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes.
Biosul- A Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) tem como características a gestão profissional e associativista para a expansão da cana-de-açúcar e seus derivados no Estado. Também é responsável pela organização de comitês técnicos, para agilizar a tomada de decisões e soluções para o setor com base no conhecimento de seus membros. Desde 2008, toda a produção de cana moída de MS está ligada à Biosul, que conta com 24 associadas em 20 unidades de operação.
Biosev - A Biosev, empresa do grupo Louis Dreyfus Commodities, é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com 12 unidades em operação estrategicamente organizadas em pólos industriais localizados nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A empresa tem capacidade de processamento de 37,9 milhões de toneladas/ano de cana-de-açúcar, 2,8 milhões de toneladas de açúcar, 1,8 milhão de metros cúbicos de etanol e 1.134 GWh/ano de energia elétrica renovável excedente, gerada a partir da utilização do bagaço de cana-de-açúcar. Para armazenagem e movimentação de açúcar, a empresa possui uma joint venture no TEAG - Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá Ltda.