Após um trajeto de 40 quilômetros, a tocha olímpica chegou às 19 horas deste sábado (25) ao Parque das Nações. O indígena da etnia terena Vanilson Farias Francisco, realizou a travessia do lago em um barco, vindo a termina-la às 19h21.
Em seguida, passou o símbolo olímpico ao ex-atleta José Luis Barbosa, conhecido popularmente como Zequinha Barbosa, que acendeu a pira ás 19h27. O fogo ficou aceso por cinco minutos, quando a equipe que acompanha a chama olímpica desde a Grécia a apagou e levou embora.
Zequinha Barbosa, em discurso após o ato, não esqueceu das origens e citou a sua cidade natal em homenagem. “Com este meu ato, estou simbolizando todo o nosso estado e também minha cidade, Três Lagoas”, afirmou emocionado.
O três-lagoense foi campeão mundial indoor dos 800 metros rasos em 1987 nos Estados Unidos e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata em 1995. Além disso, Zequinha Barbosa disputou quatro jogos olímpicos.
Ao final da cerimônia, o ex-atleta ainda desejou sorte aos atletas que disputarão a competição. “Infelizmente não pude participar de uma olímpiada no Brasil, mas fico feliz por ter a honra de participar deste processo e acender a pira olímpica. Espero que essa chama ilumine os atletas que participarão dos jogos”, afirmou.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 2.000 pessoas estiveram no parque para prestigiar o evento. A organização do Rio 2016 informou que 153 pessoas participaram do revezamento ao longo de todo o trajeto.
Saiba mais
Apresentações culturais marcam visita da tocha em universidade
Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital
“Foi como ganhar na loteria”, revela motorista que carregará a tocha olímpica na capital
Ao som de berrante, Chama Olímpica chega à Campo Grande
Tocha olímpica percorrerá 40 quilômetros com direito a passeio de canoa em Campo Grande
Próximos destinos da tocha
Após a passagem por Campo Grande, a tocha olímpica segue seu trajeto neste domingo (26) por cidades do interior do estado. O símbolo Olímpico fará as visitas na seguinte ordem de municípios: Sidrolância, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã e termina o dia em Dourados.
Na segunda-feira ela ainda passa por mais duas cidades de Mato Grosso do Sul: Nova Andradina e Bataguassu. Para mais informações acesse: www.rio2016.com/revezamento-da-tocha.