A equipe de emergência do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que faz parte da Rede Ebserh, foi deslocada para a rodovia MS-156, na quarta-feira (27), após um confronto entre policiais do Batalhão de Choque e indígenas que bloquearam a pista em protesto contra a falta de água na Reserva Indígena de Dourados (RID). A intervenção visava oferecer atendimento médico aos envolvidos no confronto.
Cerca de 50 pessoas buscaram ajuda na ambulância de suporte avançado estacionada durante a tarde na rotatória de acesso à Reserva. A equipe, composta por um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina, teve como objetivo prestar assistência a qualquer pessoa ferida no local.
A maioria dos atendimentos foi direcionada aos indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Ao todo, foram realizados 20 curativos, administradas 20 medicações para alívio da dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.
Após o atendimento no local, a equipe não precisou retornar à rodovia nesta quinta-feira (28), pois não houve novos atendimentos de emergência relacionados ao incidente.
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, administra 45 hospitais universitários federais, sendo fundamental na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa. Esses hospitais desempenham papel essencial no Sistema Único de Saúde (SUS) e na formação de profissionais de saúde em parceria com as universidades federais.