Indígenas seguem bloqueando um trecho da MS-156, em Dourados, nesta terça-feira (26), como forma de protesto contra a falta de água nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. O bloqueio começou na manhã de segunda-feira (25) e, até o momento, não há previsão para sua liberação.
Para encerrar a manifestação e liberar a rodovia, os indígenas exigem que os governos federal e estadual, além das prefeituras de Dourados e Itaporã, assinem documentos comprometendo-se a enviar água por caminhões-pipa e a perfurar poços para garantir o abastecimento nas aldeias.
De acordo com informações, ambos os sentidos da MS-156 permanecem bloqueados, e a Polícia Militar está no local monitorando a situação.
A prefeitura de Dourados se manifestou sobre o assunto, informando que um termo foi assinado no dia 22 de novembro entre a Prefeitura e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), com a finalidade de construir poços nas aldeias afetadas pela falta de água.
A situação segue tensa e as autoridades locais continuam em negociações para atender às reivindicações das comunidades indígenas.