Projeto “Kombinado” estreou nesta sexta-feira (9) com apresentações online de mais de 30 artistas locais expressando sua arte e história. A iniciativa retrata o trabalho de diversos produtores culturais através de apresentações culturais gravadas em abril deste ano, que agora são apresentadas a toda a população.
“Kombinado” consiste em um projeto multilingue idealizado pelo fundador e integrante do Grupo Teatral “Flor e Espinho Teatro”, Anderson Lima. O projeto recebeu apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e da Prefeitura de Campo Grande por meio do Fundo Municipal de Investimento Cultural/2019 (FMIC).
Anderson Lima ressalta que o projeto tem o intuito de fomentar o trabalho de artistas regionais, além de promover a valorização da arte na Capital. “Fizemos um recorte da cena atual da cultura do município, no que se refere às linguagens do cinema, circo, música e literatura, criar um material que possa contribuir para pesquisa, onde os/as interessados/as na arte local possam conhecer um pouco mais sobre como artistas destes segmentos estão lidando com suas carreiras neste tempo de pandemia”, explicou o artista via assessoria.
De acordo com o coordenador do Projeto, o “Kombinado” percorreu de forma autônoma diversas regiões do Brasil, exceto a região norte, com apresentações artístico-culturais do local e do próprio artista. Anderson Lima explica que é a primeira edição em que o projeto recebe investimentos para ser realizado, segundo ele um dos principais objetivos da proposta é viabilizar o acesso aos bens culturais.
Em decorrência da pandemia da Covid-19, o projeto seguiu excepcionalmente em formato em todo país. Conforme os organizadores, as atrações promovem um intercâmbio entre as artes como Circo, Cinema, Música e Literatura, as apresentações serão conduzidas pela artista Romilda Pizani, militante e educadora social junto a Anderson Lima.
Para a artista, o formato de apresentações online possibilita a pluralização da arte em diferentes partes do mundo. “Quando esse projeto foi pensado e proposto, ainda não vivíamos essa triste realidade mundial, o momento pede para que nos adequamos, e assim fizemos, levaremos leveza e informação para o público Campo Grandense”, ressaltou Romilda Pizani.
Conforme os organizadores ao longo das gravações do show de multilinguagens toda a equipe, composta por cerca de 40 profissionais entre artistas e técnicos/as, seguiram todas as medidas de biossegurança para a prevenção da Covid-19, como limitação do número de pessoas no local, distanciamento social, máscaras e uso de álcool 70.
Serviço:
Mais informações podem ser obtidas por meio do link: http://bit.ly/Kombinado.