Campo Grande 00:00:00 Domingo, 13 de Abril de 2025


Polícia Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 14:08 - A | A

Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 14h:08 - A | A

Desvio

Servidor de Ivinhema é preso por desvio de R$ 800 mil públicos

Ele foi condenado a 11 anos e 4 meses por peculato e lavagem de dinheiro

Viviane Freitas
Capital News

Um servidor público de 50 anos foi preso pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (9), em Ivinhema, a 290 km de Campo Grande, acusado de desviar R$ 800 mil dos cofres municipais. A prisão foi realizada por policiais da Seção de Investigações Gerais (SIG), após condenação pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ele está custodiado na Delegacia de Polícia, aguardando audiência de custódia e transferência para a penitenciária masculina.

O homem atuava como fiscal de tributos e diretor da tesouraria da prefeitura, com controle direto das finanças entre os anos de 2019 e 2021. A Justiça determinou pena de 11 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado. O SIG vinha investigando o caso há meses, após indícios de movimentações irregulares nas contas públicas do município.

Peculato é o crime em que um funcionário público desvia ou se apropria de recursos públicos em benefício próprio. Já a lavagem de dinheiro consiste em operações financeiras que escondem a origem ilícita de bens, valores ou direitos, inserindo recursos "sujos" no sistema econômico como se fossem legais.

A atuação do servidor trouxe prejuízos significativos à administração pública local. Com a condenação, ele deverá cumprir pena sem direito a regime aberto, diante da gravidade dos crimes e do montante desviado, que afetou diretamente os serviços essenciais da cidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS