Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Agronegócio Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 17:11 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 17h:11 - A | A

Cultivo do algodão

Cadeia produtiva da produção de Algodão aponta novos desafios em 2025

Os avanços nos custos superam os aumentos nos preços de venda para a nova temporada

Viviane Freitas
Capital News

Após os recordes alcançados no ano passado, 2025 deve apresentar novos desafios à cadeia produtiva de algodão, conforme apontam pesquisadores do Cepea.

A produção mundial está crescendo mais que a demanda, os avanços nos custos superam os aumentos nos preços de venda para a nova temporada, a economia mundial sinaliza crescimento em linha com o observado em 2024, o petróleo é negociado a patamares abaixo dos registrados há um ano (o que favorece fibras sintéticas) e os contratos futuros da pluma indicam estabilidade para 2025.

Conforme divulgou a assessoria, e os pesquisadores do Cepea, as cotações no Brasil podem ser pressionadas pela maior oferta, pelo estoque de passagem elevado, pela demanda contida e pelo pouco crescimento da economia mundial. Por outro lado, podem ser citados fatores de suporte, como a valorização do dólar frente ao Real, que impulsiona a paridade de exportação.

Produção no MS
O cultivo do algodão em Mato Grosso do Sul começou pela região sul, com a implantação da Colônia Agrícola Federal de Dourados abrangendo os municípios de Naviraí, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis, entre outras. Inicialmente por intermédio de agricultores nordestinos e da migração de pequenos agricultores que já plantavam algodão em São Paulo e no Paraná, especialmente para os municípios de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Costa Rica, aonde o algodão se desenvolveu com seu novo perfil produtivo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS