A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou o calendário oficial de levantamentos agrícolas para 2025, com datas definidas para as divulgações das safras de grãos, café, cana-de-açúcar e informações de comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).
O primeiro evento do ano ocorrerá em 14 de janeiro, com o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25. Serão realizados ao todo 12 levantamentos mensais até a conclusão do ciclo, em setembro. A Conab acompanha a produção de 16 grãos, incluindo soja, milho, trigo, arroz e algodão, abrangendo todo o ciclo agrícola.
Na sequência, a estatal divulgará dois relatórios sobre a safra de café em janeiro. No dia 21, será apresentado o 4º Levantamento referente ao fechamento da safra 2024. Já no dia 28, será anunciado o 1º Levantamento da Safra 2025, com três novas atualizações previstas para maio, setembro e dezembro, abrangendo informações de área plantada, produtividade e produção nas principais regiões produtoras.
Em 23 de janeiro, a Conab publicará o 1º Boletim de Comercialização de Hortigranjeiros de 2025, trazendo dados sobre os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas. A atualização será mensal, dentro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).
Cana-de-açúcar e monitoramento agrícola
A safra de cana-de-açúcar 2024/25 terá seu ciclo encerrado com o 4º levantamento, agendado para 17 de abril. Para a safra 2025/26, os anúncios ocorrerão em abril (29), agosto (26) e novembro (4), com o encerramento previsto para 16 de abril de 2026.
O calendário de 2025 também inclui o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), uma parceria entre Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). A primeira edição do boletim será publicada em 30 de janeiro, com análises agrometeorológicas detalhadas e interpretação de imagens de satélite para o acompanhamento do desenvolvimento das lavouras.