Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025


Rural Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 16:47 - A | A

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 16h:47 - A | A

COP 30

Campo Grande sedia Fórum sobre pecuária sustentável antes da COP 30

Evento promoverá debates com autoridades e especialistas sobre sustentabilidade na pecuária

Viviane Freitas
Capital News

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, receberá no dia 24 de março de 2025 o Fórum Pré-Cop 30: Pecuária como parte da solução, promovido pela Embrapa e pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O evento integra a “Jornada pelo Clima”, iniciativa da Embrapa para preparar o país para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

A programação do Fórum incluirá a palestra magna de Marcelo Morandi, pesquisador da Embrapa e membro da delegação brasileira nas negociações da UNFCCC, com o tema “De Baku a Belém: a agropecuária brasileira na COP 30”. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com representantes da cadeia produtiva da pecuária, abordando os “Desafios da pecuária sustentável”. Durante a tarde, os painéis “A Ciência do carbono e as estratégias para pecuária no contexto da economia circular” e “Políticas públicas e mercados verdes: Compromisso do Brasil para a COP 30” completam a programação.

Diversos especialistas estarão presentes, incluindo Daniel Vargas (FGV), Joaquim Cordeiro (BNDES), Alexandre Berndt (Embrapa), Eduardo Bastos (ABAG), entre outros. O evento será coordenado pela pesquisadora da Embrapa, Mariana Aragão, e pelo secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, e discutirá temas como protocolos de baixo carbono, conversão de pastagens degradadas, economia circular, e financiamentos para a transição sustentável.

As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis em breve no site oficial do evento. O Fórum é destinado a cientistas, produtores rurais e técnicos, e será realizado dentro da programação da 16ª Dinâmica Agropecuária – Dinapec. A Dinapec 2025 é uma correalização da Embrapa e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com patrocínio de empresas como Unipasto, Timac Agro, Sicoob e Marfrig Global Foods.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS