A colheita da safra 2024/25 de soja está na reta final e vem aumentando a oferta do grão no mercado doméstico, o que tem acelerado o ritmo de comercialização no Brasil. A análise é de pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Apesar da intensificação dos negócios, fatores como os menores prêmios de exportação e a volatilidade cambial têm impedido que a liquidez fosse ainda maior neste momento da safra. Ainda assim, os preços da oleaginosa permanecem firmes no mercado interno, refletindo uma demanda constante e o equilíbrio entre oferta e procura.
No campo, as atividades de colheita já alcançam 88,3% da área plantada no país, conforme levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgado até 12 de abril. O número é superior ao registrado no mesmo período do ano passado (83,2%) e também à média dos últimos cinco anos (87,4%).
Com a safra praticamente colhida e os estoques em alta, o mercado permanece atento ao comportamento do câmbio e aos movimentos do comércio internacional para definir as próximas estratégias de comercialização.