Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Outubro de 2024



Agronegócio Domingo, 27 de Outubro de 2024, 15:15 - A | A

Domingo, 27 de Outubro de 2024, 15h:15 - A | A

Arauco

Estudo vai nortear o crescimento de Inocência novo polo de celulose

Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú foi apresentado na cidade

Elaine Oliveira
Capital News

O diagnóstico elaborado para construção do Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú foi apresetado na semana passada pela a Arauco em Inocência. O evento reuniu representantes do poder público de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas, além de entidades como Senac, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Fiems, Sesi, Sebrae/MS, Polícia Militar, Delegacia da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O objetivo de ajudar no direcionamento das ações colaborativas da iniciativa pública e privada em Inocência, o estudo faz um diagnóstico atual do município e apresenta as demandas geradas a partir da construção da primeira fábrica de celulose branqueada da Arauco no Brasil. O processo de implantação da nova unidade da Arauco, que terá investimentos de R$ 25 bilhões está em ritmo avançado, em fase de terraplanagem já empregando cerca de 1.200 trabalhadores, número que deve saltar para 8.500 até o segundo trimestre de 2025. 

Divulgação

Estudo vai nortear o crescimento de Inocência novo polo de celulose

Estudo vai nortear o crescimento de Inocência novo polo de celulose

O assessor de logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Lúcio Lagemann participou do encontro, onde foi apresentado o relatório da empresa Arcades, que servirá de base para a construção do planejamento estratégico socioambiental do projeto Sucuriú. “Inocência irá receber um investimento significativo de aproximadamente 5 bilhões de dólares. Uma nova fábrica de celulose será implantada pela Arauco, que trará um significativo crescimento na cidade. Por isso é importante destacar que foram apresentados temas sensíveis quanto à área de infraestrutura, segurança pública, saúde, educação e moradia. O Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura e a Arauco, determinou um ponto focal para que pudéssemos ter a transversalidade de todas as ações que o Estado irá fazer, juntamente com a Prefeitura, em colaboração com a Arauco, nos próximos anos. Portanto. Esse plano irá nortear o crescimento da cidade, bem como reduzirá os impactos negativos que o crescimento exponencial dessa cidade trará”, afirmou.

A partir do diagnóstico apresentado, os participantes puderam debater iniciativas para cada eixo temático tratado: Economia (Trabalho e Renda), Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Transporte, Saneamento, Habitação e Ordenamento Territorial e Conservação Ambiental. Com as ideias reunidas a partir do estudo, será formado o Comitê Gestor, que irá consolidar as propostas debatidas.

Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú representa um marco na história da empresa. A construção da planta de celulose deve ter início em 2025, e a previsão é que fique pronta para operar em 2028. Estamos trabalhando para ser uma das maiores fábricas de celulose do mundo.

A primeira questão debatidas no encontro foi sobre dar oportunidade para fornecedores locais.O segundo ponto foi a qualificação profissional. Com essa iniciativa, a empresa reafirma a confiança no potencial do estado, que a multinacional de origem chilena Arauco já tinha recebido no mês de maio deste ano, a licença de instalação da fábrica.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS