Divulgação/Famasul
Lançamento da pedra fundamental da Unidade Industrial de Processamento de Soja e da Fiação de Algodão II
Duas importantes indústrias foram lançadas na última sexta-feira (7) em Naviraí, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, secretários e presidentes de sindicatos rurais durante o evento da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Primeiramente, foi lançada a pedra fundamental da Unidade Industrial de Processamento de Soja e, depois, a Fiação de Algodão II, que receberam investimento de R$ 1,5 bilhão e devem gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos até 2026.
A primeira entrega, às margens da BR-163, foi a da pedra fundamental da indústria de processamento da soja, que deverá gerar 1,9 mil empregos diretos e indiretos, processando 50 mil sacas de soja por dia, aumentando 20% da atual capacidade do Estado. Em três anos, a previsão é que a unidade, em pleno funcionamento, esteja produzindo óleo bruto, farelo de soja e casca peletizada destinados à fabricação de biodiesel, rações e refino de óleo.
Na sequência, foi inaugurada a Fiação de Algodão II da Copasul, que é a ampliação da primeira fiação de algodão do Centro-Oeste, entregue em 1996. A nova unidade vai produzir fios 100% de algodão e misturas como algodão e poliéster, ampliando a produção anual de 16,8 mil para 24 mil toneladas, gerando mais de 280 empregos diretos e indiretos.
De acordo com o governador Eduardo Riedel, a capacidade de investimento faz com que o Estado busque a industrialização de grandes cadeias produtivas. “Mato Grosso do Sul está buscando a industrialização de grandes cadeias produtivas. Isto se faz com capacidade de investimento do Estado. Vamos gerir com responsabilidade, pensando nas pessoas, em parceria com capital privado”, disse.
O diretor administrativo e financeiro do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, também esteve presente no evento e destacou o impacto das obras no agronegócio. “São obras estruturantes, que irão gerar muito empregos, renda, além de proporcionar ainda mais avanços para o agro e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul”, ressalta.
As cerimônias de lançamento foram conduzidas pelo presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, e o presidente da Diretoria Executiva, Adroaldo Taguti, com homenagens ao fundador da instituição, Sakae Kamitani, falecido em 2017.
Além do governador e da prefeita, participaram da agenda o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação( Semadesc), Jaime Verruck, o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha e o presidente da Câmara Municipal, Ederson Dutra. E ainda, prefeitos da região, e representantes de instituições como Embrapa Agropecuária Oeste, Sistema OCB/MS, Crea/MS, e Câmara de Diriegentes Logistas do município.
Os presidentes de sindicatos rurais Alex Lira, de Naviraí, que é conselheiro da Copasul; Milton Wanderley, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, e Paulo Cardim, de Deodápolis também marcaram presença.