A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) reuniu a imprensa para apresentar dados de crescimento e movimentação econômica da raça em 2024 entre os números, a entidade contabilizou um crescimento em suas modalidades seletivas. Também foi detalhada uma movimentação de cerca de R$ 400 milhões na economia da raça.
“Fizemos mudanças este ano, criamos os Passaportes de Primavera, incluídas no calendário de eventos pelo interior”, comentou o gestor o vice-presidente de Comunicação da ABCCC, Daniel Gonçalves.
De acordo com a reunião, as exposições Morfológicas, que tiveram incremento de 42% no número de inscrições, enquanto as Prévias Morfológicas, que classificam exemplares para a Morfologia da Expointer, cresceram 93%. Gonçalves também ressaltou que será criado um ranking para aquelas seletivas que são organizadas exclusivamente pelos Núcleos de Criadores para que também possam levar animais até Esteio (RS) nas grandes finais.
Quanto à movimentação de mercado, a ABCCC, com dados do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Rio Grande do Sul (Sindiler), cedidos por seu presidente, Fábio Crespo, apresentou o valor até novembro deste ano de R$ 110 milhões com a comercialização de quase 5 mil animais em 200 remates. “A média geral atingida pelos animais foi de R$ 22 mil. Cerca de 85% destas vendas ocorreram no Rio Grande do Sul onde está 85% da manada”, detalhou Gonçalves. Com os dados de comercialização e transferências de propriedade decorrente disso, somam-se valores referentes às provas.
Hax ainda fez referência aos empregos e à renda que os ciclos de provas movimentam. “Se a gente for para a nossa segunda casa, que é o Parque de Esteio, e pegarmos a primeira classificatória, em maio, que é o Bocal de Ouro, o segundo evento em importância para a raça, teríamos um evento a cada 20 dias até a grande final em Esteio”, contabilizou o presidente. Segundo ele, cada prova movimenta, no mínimo, 350 animais, e, em determinados momentos do ciclo, ocorrem a cada 15 dias. “Eu tenho certeza que cumprimos o nosso papel social dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. E se considerarmos que todo e qualquer investimento que lá tenha, um evento particular que não tem subsídio nenhum de Estado, podemos ter a certeza que estamos contribuindo como entidade para com a nossa sociedade”, complementou.
A direção ainda apresentou o projeto da gestão de marketing que poderá contribuir de forma cultural com a comunidade de Esteio, por meio da busca por patrocínios através da Lei de Incentivo à Cultura.
Estão sendo planejadas ações em que as escolas municipais da cidade serão inseridas no contexto do Cavalo Crioulo para que as crianças possam conhecer a raça e a cultura gaúcha por intermédio do Freio de Ouro, atualmente Patrimônio Cultural Brasileiro.