Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Agronegócio Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 16:11 - A | A

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 16h:11 - A | A

Grãos

Soja é o principal produto da agropecuária do Estado, segundo Famasul

Maiores produtores do grão estão na lista dos melhores IDHs de Mato Grosso do Sul

Layane Costa
Capital News

Arquivo Semadesc

Safra recorde: produção estimada é de 72 milhões de toneladas

Produção de grãos

Em Mato Grosso do Sul, a soja é o principal produto da agropecuária, correspondendo a 54% do Valor Bruto da Produção (VBP) do setor primário. O levantamento desenvolvido pelo Departamento técnico (Detec) do Sistema Famasul, aponta que tanto produção como produtividade vêm crescendo nos últimos anos.

Segundo o analista de economia da Famasul, Jean Américo, o estudo técnico destaca a importância da soja para o Estado. “Como Mato Grosso do Sul é um estado muito forte no agronegócio, em especial na produção de soja. Buscamos evidenciar, por meio desse estudo técnico, a importância da soja para economia do estado. Demonstramos a parte econômica e a social, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Fizemos uma correlação e identificamos que os municípios produtores são os que têm o maior IDH”, explica Jean.

Segundo o Detec, em uma escala de 0 a 1, a correlação foi de 0,7, mostrando a importância da produção de soja para o desenvolvimento municipal. Os principais municípios produtores do grão apresentam os maiores IDH de MS. 

Soja é o principal produto da agropecuária do Estado, aponta levantamento da Famasul

 

Como é o caso de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados, que estão entre os maiores IDHs e entre os 10 maiores produtores de soja, indício de correlação entre produção de soja e desenvolvimento. O IDH médio de 0,526 é dos cinco últimos municípios na classificação do Estado e apresenta as menores produções de soja na última safra, de acordo com os dados do SIGA-MS.

Exportações
O complexo soja representa 36% do valor exportado por Mato Grosso do Sul em produtos agropecuários, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Foram aproximadamente 4,9 milhões de toneladas exportadas de produtos da soja, além de ser importada por vários destinos em 2022, isso resultou em uma receita de US$ 3,03 bilhões. O Estado foi o 8º maior exportador entre as unidades federativas do Brasil, sendo que o estado sofreu com uma quebra de safra que limitou significativamente a capacidade de ofertar o produto. 

Soja é o principal produto da agropecuária do Estado, aponta levantamento da Famasul

 

Na imagem é possível observar a dimensão do número de países que importaram a soja de MS, sendo que os 10 principais importadores do grão em volume foram China, Argentina, Coreia do Sul, Vietnã, Irã, Paquistão, Tailândia, Taiwan, Bangladesh e Indonésia, respectivamente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS